IPMA passa alerta de laranja para vermelho em sete distritos. Bragança é um deles

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera passou de laranja para vermelho o alerta para sete distritos de Portugal continental, a começar às ooh da próxima madrugada até às 21h de quarta-feira, devido à “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima” que vão ultrapassar os 40ºc em algumas zonas do país. Entre os distritos com o alerta mais grave estão Bragança e Vila Real.

A causa desta subida de temperaturas repentina é uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, que se estende desde os Açores até à Europa Central.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil adverte que nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido fazer queimadas e queimas sem autorização e comunicação prévia.

Quando se prevê um aumento significativo das temperaturas para esta semana, a Proteção Civil alerta ainda para a proibição do uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, assim como o uso do fogo para a confeção de alimentos no espaço rural.

Fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, é outra das interdições.

O ministro da Administração Interna pediu, este fim de semema, a toda a população para ter cuidados redobrados nos próximos dias, evitando ignições de fogos:

 

” Preocupa-me a mim e deve preocupar-nos a todos enquanto sociedade.

As temperaturas vão aumentar muito nos próximos dias e podem alcançar e ultrapassar os 40 graus. Teremos ventos que estarão acima dos 30 kms e a humidade que estará abaixo dos 30%, o que significa que todos os 13 indicadores de risco estão a ultrapassar aquilo que são os níveis de perigosidade.

Portanto, é muito relevante termos cuidados redobrados do uso de fogo, de máquinas agrícolas e florestais para evitar as ignições, para contribuirmos para um país mais seguro e para a proteção da vida das pessoas e do património.”

 

Entretanto, a Direção-Geral de Saúde reforça a importância de as pessoas aumentarem a ingestão de água, aplicarem protetor solar, usarem chapéu e roupas claras, e optarem por refeições leves e frescas.

De amanhã até sexta-feira, o risco de incêndio é máximo em todos os concelhos do distrito de Bragança.

Escrito por ONDA LIVRE e RÁDIO ANSIÃES