Feira das Cebolas de Chacim, em Macedo de Cavaleiros, decorreu durante os dias de sábado e domingo

A feira contou com cerca de 50 expositores, dos quais aproximadamente 20 eram de cebola. Andreia Eugénio, Presidente da Junta de Freguesia de Chacim, aponta para um balanço positivo, com um maior número de produtores de cebola:

“Entre 40 e 50 expositores. Tanto tendeiros, como barraquinhas de produtos locais e venda de cebolas e produtos agrícolas. Este ano temos atividades novas e a adesão foi muito boa, veio muita gente e superou bastante as expectativas. É pena os tendeiros este ano não serem muitos, mas temos bastante cebola.”

Apesar das vendas não serem tão elevadas como no ano anterior, foram bastante favoráveis e vieram muitas pessoas da região.

O preço da cebola rondou os 8€ e a qualidade era boa, afirmam alguns produtores:

“Já há muitos anos que estou aqui a vender as cebolas. A produção é aqui de Chacim. Este ano o preço está a 7, o ano passado no fim da feira estava a 10, porque o ano passado havia mais pessoas, mas as vendas estão a ser mais ou menos.”

“Eu estou a vender a 8. Acho que há bastante gente, porque a feira das cebolas traz sempre bastante gente. A cebola é de boa qualidade e cada vez é melhor porque é uma cebola praticamente toda da mesma qualidade e é nisso que temos de apostar.”

“De 6 mil e 500 pés só sobra este resto que está aqui. Andaram a vender a 8 e eu decidi fazer o mesmo preço.”

“Os compradores vêm de todos os sítios: Mogadouro, Alfândega, Mirandela, esses lugares próximos daqui da aldeia.”

“Vem muita gente de fora. Praticamente deve vir gente de todo o distrito.”

O processo de certificação da cebola de Chacim já foi iniciado, mas devido à pouca adesão dos agricultores ainda não foi concluído. Rui Vilarinho, Vice-Presidente do Município de Macedo de Cavaleiros, explica que a certificação da cebola é fundamental para a valorização do produto:

” Estamos a trabalhar para conseguir certificar esta cebola. A Presidente de Junta iniciou esse processo o ano passado e houve pouca adesão por parte dos agricultores, mas acredito que com um pouco mais de insistência e persuasão consigamos fazer com que isso seja uma realidade, que era de extrema importância para valorizar aquilo que são os nossos produtos, especificamente a cebola. Se querem que a cebola de Chacim seja uma referência nacional tem que haver um processo de certificação, para que seja valorizado o produto endógeno, de uma forma mais cabal, potenciada e consigamos, através dessa certificação, entrar noutros mercados que até aqui não conseguimos.”

A Feira das Cebolas de Chacim é uma das feiras mais antigas e a aldeia continua a manter viva a tradição, celebrada anualmente no dia 10 de setembro.

 

Escrito por ONDA LIVRE

 

IMG_7404 IMG_7406 IMG_7420 IMG_7422 IMG_7426