8º edição do Vinho Sabor Douro decorreu em Torre de Moncorvo, onde não faltou o vinho e os produtos da região

Daniela Ferreira é da Azambuja e foi eleita Rainha das Vindimas de Portugal, que este ano decorreu na Foz do Sabor. Um título muito desejado e com grande responsabilidade, segundo a jovem.

“Sinto-me muito feliz, é uma honra e um prazer muito grande. Viemos para cá com esta ambição e concretizá-la é muito bom e positivo. Se já é bom promover um Município, promover um país será certamente muito melhor.”

Integrado no Douro Cidade Europeia do Vinho 202, com um fim de semana repleto de muitas atividades. Para o Presidente do Município de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, o balanço foi muito positivo.

“Obviamente que este é quase o culminar de um ano de atividades desta cidade europeia do vinho. São 19 concelhos, mas consideramo-nos os 19 vereadores de uma grande cidade que é a cidade do Douro. Hoje tivemos aqui esse culminar, coroando a cultura, mas também a beleza e conhecimento de todas as cidades e vilas vitivinícolas. Torre de Moncorvo recebeu essa final, mas recebe em nome desta grande cidade que é o Douro.

O balanço é extremamente positivo, dos melhores, senão o melhor fim de semana destas 8 edições que já leva este festival.”

A iniciativa contou com a participação de vários produtores do concelho, que consideraram muito importante para a divulgação do seu produto.

“Já se faz há uns anos e está agora a começar a ganhar dimensão e isso é importante para divulgarmos o nosso produto. Tenho dois tipos de vinho, um de 2020 e outro de 2021. O de 2021 é de Touriga Nacional e o de 2020 é de Touriga Nacional e Franca. Foram lançados este ano e estou agora a começar no ramo. A produção já tinha há muitos anos mas a comercialização estou agora a começar.”

” Para acompanhar as provas dos vinhos temos a nossa doçaria de amêndoa e também temos a amêndoa da Arte Sabor Douro de vários sabores. As pessoas estão a aderir muito bem.”

“Venho dar os parabéns ao Município porque é mesmo esse o intuito, promover os nossos produtos locais, não só da adega, como os restantes produtos que aqui se encontram. Dar a conhecer o que de melhor se faz na região: os vinhos e outras culturas, como a amêndoa, o azeite, mas neste caso os vinhos, que é para isso que estamos aqui.”

Milhares de pessoas passaram pela Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo. O festival Vinho Sabor Douro celebrou o final do Verão com os melhores vinhos produzidos no concelho.

O evento contou com uma noite branca e com o espetáculo de António Zambujo, mas a novidade deste ano foi a realização da Gala da Rainha das Vindimas, com a eleição de Daniela Ferreira, da Azambuja.

 

Escrito por ONDA LIVRE

 

IMG_0094 IMG_0100

20230909_195309 (1)

20230909_195248