Foram assaltadas igrejas, sedes de junta de freguesia e casas do povo, na madrugada de segunda-feira.
Em Gondesende foi roubado dinheiro da casa do povo. Ainda tentaram assaltar a igreja e a casa da santa, mas sem sucesso, conta o presidente da Junta de Freguesia, Ludjero Afonso:
“Arrebentaram a fechadura da casa do povo e roubaram dinheiro, cerca de 200 euros. O dinheiro estava na caixa, eram trocos, como é uma associação, vão lá tomar café e têm sempre aquele fundo de maneio. Nas outras aldeias da freguesia não aconteceu nada, em Gondesende é que foi na casa do povo, tentaram na igreja e na casa da santa, que é logo no adro da igreja, mas nem numa nem noutra entraram, tentaram, mas não conseguiram.”
No Parâmio, segundo esclareceu o presidente da junta, Carlos Fernandes, os assaltantes não terão conseguido levar nada, apenas houve alguns estragos:
“Foi a igreja matriz do Parâmio e a junta de freguesia. Os estragos foram numa janela da junta de freguesia, numa porta e na igreja também. Da junta de freguesia não levaram nada, da igreja ainda não tenho conhecimento. A junta de freguesia já foi assaltada há dois anos, mas a igreja nunca”
Alegadamente, também houve assaltos em Fontes Transbaceiro, Terroso e Espinhosela e em Soeira e Fresulfe, no concelho de Vinhais.
Contactada, a GNR de Bragança confirmou que, na madrugada de segunda-feira, houve vários assaltos, em algumas aldeias de Bragança, não avançando em quais nem o que foi roubado. Disse apenas estar a investigar.

