Até domingo, azedo é sugestão à mesa de 11 restaurantes do concelho de Macedo de Cavaleiros

De hoje até domingo, o azedo é a sugestão à mesa dos vários restaurantes aderentes ao fim de semana gastronómico a que dá nome, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iguaria do fumeiro tradicional transmontano é feita com a mesma massa da alheira, mas com algumas diferenças que lhe conferem um paladar distinto, como explica Bruno Rodrigues, de um restaurante na cidade que se associou à iniciativa:

“É basicamente a mesma massa da alheira, mas não se adiciona o alho e enche-se o preparado numa tripa mais grossa do que a da alheira, a vulgarmente conhecida como tripa do salpicão.

No processo de cura isso vai fazer com que essa massa demore mais a secar, e como não tem o alho, vai fazer com que se torne mais azeda, com um sabor diferente da alheira.”

No restaurante de Bruno Rodrigues, o azedo vai ser servido de duas formas:

“Vamos fazer da forma tradicional, que é grelhado na brasa, com grelos e batatas. Vamos fazê-lo também fatiado, pelado e frito na frigideira, servido com um arroz de grelos ou, quem preferir, com batata cozida ou frita.

O azedo é um produto que não dá muita margem de manobra para inovar, a não ser que se faça um pastel de azedo ou algo do género. 
Não queremos estragar a tradição do enchido. E se é para o dar a conhecer, temos de o fazer da forma mais tradicional.”

Para estes dias, Bruno conta que recebeu reservas de pessoas de fora do concelho. No entanto, alguns locais também costumam aderir:

“Nota-se que algumas pessoas vêm de propósito à procura quando sabem que o fim de semana gastronómico está a decorrer, pois não têm a possibilidade de fazer este prato em casa por ser demorado e ter um processo de confeção difícil, na brasa, o que nem toda a gente tem.

Temos também algumas marcações de pessoas de fora, que o fizeram quando souberam que o fim de semana gastronómico ia decorrer.
Acho que há procura.”

Azedo para degustar até domingo em onze restaurantes aderentes do concelho.

Os fins de semana gastronómicos de Macedo de Cavaleiros são promovidos pela autarquia e pelo Geopark Terras de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Confira os restaurantes:

Business Card Mockup