A Associação Vimont, associação juvenil do Vilar do Monte, sediada no concelho de Macedo de Cavaleiros, organizou uma Festa para os Emigrantes, neste passado fim-de-semana, que contou com diversas atividades, como um passeio pedestre, passeio de burros e de tratores, mostra e venda de produtos regionais, competição de tratores (jogos de perícia e obstáculos) e ainda, animação musical.
Em jeito de balanço da atividade, o presidente da associação juvenil do Vilar do Monte, João Pessegueiro, explica em que consistiu a iniciativa:
“Esta é a nossa segunda edição do passeio de tratores, que está inserida na atividade Viver Vimont 2024, e é uma festa para os emigrantes e para todas as pessoas da aldeia, e do concelho que queriam participar.
Tivemos como atividades, uma caminhada pedestre, um passeio de tratores e uma gincana, uma prova de obstáculos.
Vamos fazer uma atividade ligada ao BTT, provavelmente em setembro.”
A iniciativa também contou com um espaço de venda ao público de diversos produtos:
“Convidamos vários expositores e muita gente da aldeia, aproveitou este momento, para expor o seu artesanato, como arranjos, candeeiros, produtos regionais.
Foi muito gratificante ver tanta gente e com tanta dinâmica.”
Os participantes enaltecem a iniciativa:
“Cada ano que passa está melhor. Penso que é importante para a aldeia é uma mais valia para todos. Traz sempre muita gente. A Vimont é a Vimont, está bem enraizada e já faz 25 anos, este ano” destacou Dora Pessegeiro, vive agora na aldeia, há cerca de três anos, depois de ter estado a habitar no estrangeiro.
“É um evento que faz bem a todos, que nos dá alegria e espero bem que continue”, contou Nuno Coimbra, que vive na Suíça e encontra-se de férias em Portugal.
A Associação Vimont celebra 25 anos, no dia 6 de outubro.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE



