Máquina do Registo Civil de Macedo de Cavaleiros avariada causa constrangimentos

A máquina da Conservatória do Registo Civil de Macedo de Cavaleiros necessária para a emissão do cartão de Cidadão está avariada, desde há algum tempo, causando imensos constrangimentos aos macedenses e também aos que pretendem usufruir deste serviço. Neste momento, os cidadãos portugueses que pretendam renovar o cartão de cidadão, nesta cidade, ou proceder à emissão do passaporte têm que se deslocar a Bragança, Alfândega da Fé, Mirandela ou Vimioso, como alternativa.

Este é o caso de Anabela Constantino, mãe de uma menina autista de 15 anos, que teve se deslocar a Mirandela, percorrer cerca de 30 quilómetros, para poder usufruir deste serviço, como conta:

“Tive que me deslocar a Mirandela porque o equipamento de Macedo de Cavaleiros está avariado. Causa-me alguns constrangimentos, porque me tenho que deslocar. Tenho uma filha autista é complicado, porque não está familiarizada com pessoas estranhas, e aqui ela já conhece toda a gente.”

Um problema que irá persistir brevemente, também com a emissão do cartão do seu filho, como acrescenta:

“Fui proceder à emissão do cartão dela, e tenho outro para realizar, que é o do meu filho que ainda não tem. Tenho de ir a Mirandela, como aqui o equipamento, não funciona. Não vou ficar sem cartão de cidadão. Para a escola temos de ter o cartão de cidadão em dia

Ainda vou voltar a ter este problema.”

Como este caso, haverá muitos mais agora, nesta altura de verão, uma vez que os emigrantes, também aproveitam o momento de regressarem ao país de férias, para a emissão destes documentos pessoais.

A Rádio Onda Livre esteve presente no Registo Civil para obter esclarecimentos, no entanto, só foi conseguido confirmar a avaria no equipamento. As funcionárias só confirmaram a avaria que decorria há algum tempo, e não foi possível chegar à fala com nenhum responsável.

No entanto, foi enviado um email escrito, para obtenção de esclarecimentos neste sentido.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE