Foi decretado Dia de Luto Nacional para este sábado

Um helicóptero de combate a incêndios caiu ao rio Douro, quando regressava no combate de um fogo que lavrava em Baião. A queda deu-se na freguesia de Samodães, pertencente à vila de Cambres, no concelho de Lamego, no arranque da tarde de ontem.

O Primeiro Ministro, Luís Montenegro, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa estiveram no local e foi decretado Dia de Luto Nacional para hoje, este sábado.

Já estão confirmadas as mortes de Pedro Santos, 45 anos, casado e com dois filhos. António Pinto, 36 anos, casado e com um filho. Fábio Pereira, 34 anos, com três filhos. Daniel Pereira, 35 anos, com dois filhos.

Desaparecido continua Tiago Pereira, de 29 anos, solteiro, o quinto militar da GNR envolvido no acidente. Estes cinco tripulantes são naturais de Lamego, Moimenta da Beira e Castro Daire, no distrito de Viseu.

Resgatado com vida foi o piloto do helicóptero, Luís Rebelo, de 44 anos, que foi entretanto operado no hospital de Vila Real, e que está estável, sob observação médica, e sem correr “risco de vida”. Já os familiares dos ocupantes “estão todos avisados e estão a ser devidamente acompanhados por psicólogos” das diferentes autoridades militares e civis.

As Buscas foram retomadas ao nascer do sol e também vai ser retirado o helicóptero no Rio Douro.

No local ainda estão estão 122 operacionais, 46 veículos e 1 meios aéreos, e três drones.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE