Hoje comemora-se o Dia Mundial do AVC. Este domingo, a Unidade de AVC da Unidade Local de Saúde do Nordeste, promoveu uma caminhada, “PARE O AVC” que conseguiu reunir mais de 100 pessoas, em Macedo de Cavaleiros.
O coordenador da Unidade de AVC, Jorge Poço, destaca que objetivo foi sensibilizar a população para esta temática, apesar de o tempo não ter sido muito favorável:
Nós estimamos, que na caminhada, a adesão ultrapassou uma centena de pessoas. O tempo não foi favorável. Mas conseguimos os objetivos que pretendíamos.
Hoje terça-feira, comemora-se o Dia Mundial do AVC. Nós antecipamos a atividade. Também foi estipulado pela Sociedade Portuguesa que optou antecipar a atividade para domingo a nível nacional. E parece me bem.
Recorde-se que o acidente vascular cerebral é a principal causa de morte em Portugal e ainda a principal causa de incapacidade crónica. Os últimos dados sobre esta doença, indicam que no distrito de Bragança existem 400 casos por ano.
Por isso, o médico especialista deixa algumas recomendações:
Para além de controlar os fatores de risco, irem ao médico de família, manterem as suas tensões bem controladas. Assim, como as diabetes e o colesterol. Portanto, é importante que as pessoas adotem estilos de vida saudáveis, evitando o sal, o tabaco e praticar exercício físico.
A caminhada contou com cerca de 3 km, num percurso circular, que começou e terminou no Parque da cidade. A iniciativa decorreu a nível nacional e que contou com a participação de mais 28 Centros de Saúde, simultaneamente.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE