A XXVII Feira da Castanha vai decorrer em Carrazedo de Montenegro, nos próximos dias 8 a 10 de Novembro, que este ano conta com o maior número de expositores de sempre. Vão participar 80 comerciantes no certame, em que a rainha será a Castanha DOP Padrela.
O presidente da câmara Municipal de Valpaços, António Medeiros, garante a que a qualidade será a melhor deste “fruto de excelência”, apesar de existir uma quebra de produção na ordem dos 50 %, derivado à recente tempestade Kirk que assolou os soutos:
A qualidade da castanha este ano é excelente. A rainha da feira será a castanha judia DOP Pradela. Vamos receber o programa “Aqui Portugal”, da RTP no domingo, que é uma das novidades. O ano passado fizemos com a TVI.
Vamos ter mais expositores, como já foi dito. E temos as maiores expetativas de uma boa feira, que é o que nós esperamos.
Não vai faltar castanha, apesar da quebra que é enorme, ronda os 50%. Mas nunca vai faltar castanha.
O presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, António da Costa conta que a apanha da castanha já teve início apesar da pouca quantidade do fruto:
A apanha da castanha já começou praticamente há oito dias. Com pouca quantidade, mas agora, já há mais. E já compensa a castanha.
A Feira da Castanha Judia é uma organização conjunta do Município de Valpaços, a Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros e a EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA.
A abertura da feira está marcada para o primeiro dia, pelas 15h00. No sábado vai decorrer o 5º Passeio TT Rota da Judia. No domingo, Gancho ao Javali, apresentação do programa da RTP “Aqui Portugal”, marcado ainda pelo tradicional magusto comunitário e ainda a entrega de prémios do concurso da castanha.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE




