Hoje, em Macedo de Cavaleiros, pelas 17h30 no Museu de Arte Sacra, terá lugar a inauguração da exposição “Mente. Sente?”. Uma exposição de obras de cerâmica realizadas pelos utentes do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos, do Porto.
A direção artística é de Inês Falcão, com curadoria de Tânia Oliveira Pires. A diretora artística destaca que o objetivo desta exposição reflete sobretudo, a relação entre a arte e o impacto transformador da arte na saúde mental:
Esta exposição vai nos mostrar uma série de obras realizadas pelos utentes do Hospital Magalhães Lemos. E vai nos mostrar em como é possível, a arte, e neste caso, em termos de doença mental, ou utentes mais fragilizados, em que arte possa ajuda-los na recuperação, de determinada forma. E a forma como eles se sentem depois e quando estão a produzir as obras, e como se sentem antes. É uma forma, de passar o tempo, e reabilitarem-se.
A exposição vai contar com testemunhos do enfermeiro José Silva, gestor do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos e também do mesmo hospital Vitor Pimenta, o director.
A exposição estará patente até 16 de março de 2025.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE
