Está desaconselhado o consumo de água da rede pública na freguesia de Mascarenhas, concelho de Mirandela, dado que as últimas análises à qualidade da água revelaram a existência da bactéria E. coli, dá conta o Município de Mirandela num aviso emitido, esta terça-feira, dirigido às populações de Mascarenhas, Valbom dos Figos, Vale de Pereiro e Guribanes.
A autarquia diz já ter comunicado a situação à autoridade de saúde do concelho e à ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e recomenda “a utilização de fonte alternativa de água potável para beber e cozinhar, até ao restabelecimento da qualidade da água”, apesar de admitir a possível utilização da água para outros fins, como banhos ou lavagem de roupa.
A autarquia diz ainda estar a desenvolver “procedimentos para restabelecer a qualidade da água, aguardando-se os resultados da contra análise”.
Recorde-se que, no mês de setembro, na mesma freguesia, foram detetados níveis elevados de arsénio e também foi desaconselhado o consumo de água da rede pública, durante mais de uma semana.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)