Bruna Vilarinho (de Macedo de Cavaleiros) foi uma das alunas distinguidas com o prémio de Mérito Académico 2023/2024 pela Fundação Caixa CA

Neste sábado, a Fundação Caixa CA entregou Prémios de Mérito Académico a 10 alunos transmontanos que obtiveram as melhores classificações no 12.º ano de escolaridade referente ao ano letivo 2023/2024, numa cerimónia que decorreu em Bragança.

De Macedo de Cavaleiros, foi distinguida Bruna Vilarinho, com um prémio monetário de 700 euros. A aluna com média de 19,5, que conseguiu entrar em Medicina, na Faculdade do Porto, refere que este prémio é um reconhecimento e uma forma de motivação para alcançar novos patamares:

Eu queria agradecer à Fundação Caixa CA. Este prémio significa muito para mim, porque acho que é um reconhecimento do meu trabalho e também dos meus colegas. De certa forma é bom estar a representar Macedo, mas não só a única que merecia estar aqui. Esta é uma forma de reconhecer o esforço, e mérito dos alunos que por vezes falta, nas escolas e principalmente aqui na região. Com o prémio, ainda não tenho planos, poderei fazer uma viagem.

Benilde Moreira, presidente do conselho de administração da Fundação Caixa CA destaca que esta atribuição concede reconhecimento ao papel da educação:

Na minha perspetiva é um balanço muito positivo. Temos aqui muitos participantes. Apenas uma aluna não pode comparecer por motivos de força maior. Não pode estar presente porque tinha que realizar exames, por aí se percebe que continua a ser uma aluna dedicada. Todos os que estiveram presentes penso que ficaram satisfeitos com a atribuição do prémio e é um momento que confere dignidade e reconhecimento àquilo que é a educação e a prestação do trabalho dos alunos no seu percurso escolar.

Paulo Martins, presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola do Alto Douro enaltece que este é um exemplo do que o banco devolve à comunidade:

E esta atribuição também é uma forma de agradecer e retribuir à nossa sociedade, aquilo que as populações locais, ao longo destes anos todos, têm confiado no Crédito Agrícola. Isto também não é mais do que devolver à sociedade, aquilo que a sociedade ao longo dos anos tem acreditado e confiado em nós. Portanto, este é um trabalho em conjunto, e um agradecimento também à comunidade daquilo que fazem por nós. Nós fazemos com gosto e com entusiasmo e para que seja um marco também na vida das pessoas.

Esta foi a quarta edição da Cerimónia de Entrega do Prémio de Mérito Académico referente ao ano letivo 2023/2024 que a Fundação Caixa CA promove, abrangendo os municípios de Alijó, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Murça, Sabrosa, Valpaços e Vinhais.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE