António Ramos recandidata-se à presidência da Associação de Futebol de Bragança num trabalho 10 anos de continuidade com objetivo no centenário

António Ramos recandidatou-se à presidência da Associação de Futebol de Bragança, numa lista única que tem como lemas “Uma Associação para Todos” e “Consolidação, Crescimento e Expansão”, no seguimento do trabalho de 10 anos que tem sido realizado até agora.

O objetivo é chegar a 2030, ao centenário da associação distrital e esta segunda-feira, foi apresentada a sua candidatura eleitoral, com quase a total subscrição dos clubes do distrito, o que deixa o candidato muito orgulhoso:

“Ainda bem, porque com 100% de subscrição dos clubes e dos delegados, sinto-me lisonjeado por isso, não esperava que toda a gente subscrevesse a candidatura de apoio. Indicia que o trabalho que foi feito, na associação, nos últimos 10 anos, foi aprovado com distinção. E nesse sentido, sinto-me orgulhoso, e irei continuar com esta dinâmica toda. Os clubes pode haver um ou outro que não esteja tanto sensibilizado, mas na sua generalidade, estão todos satisfeitos com a dinâmica que a AFB tem implementado. E vamos continuar.”

Por isso, traça os objetivos para esta candidatura a longo prazo:

“Queremos melhores e mais infraestruturas. Queremos a criação da academia, que é importantíssimo para nós. É um sonho que tenho desde há 10 anos, que entrei aqui, e irei concretizá-lo em breve. Vamos tentar. Queremos crescer. Tendo a academia, vamos crescer em termos de número de atletas, em termos de infraestruturas para serem usados pelos nossos clubes, filiados, árbitros e agentes desportivos, entre outros. E essa expansão não pode ser só em termos regionais, também têm de ser internacionalmente. Estamos próximo com a fronteira com Espanha, queremos criar atividades de proximidade, com os nossos parceiros espanhóis. E nos projetos internacionais queremos dimensioná-los ainda mais, com projetos de coordenação que são os que nos trazem mais retorno financeiro.”

Relativamente ao projeto da Academia, este será um centro de treino que vai permitir melhores condições de trabalho às seleções distritais de futebol e futsal:

“E nesse sentido, se nós tivermos o nosso centro de treino, vamos conseguir uniformizar toda a nossa atividade num determinado espaço. E conseguimos controlar e consolidar, e até financeiramente é mais fácil, juntamente com a parceira de uma autarquia, a utilização de um determinado espaço que poderá ser utilizado por todos os nossos filiados. É um investimento inicial que depois vai trazer dividendos futuros e avultados. Consolidamos a atividade física e aumentamos o número de jovens nas práticas desportivas.

Para este projeto é preciso um milhão e meio de euros, como acrescenta António Ramos:

“Há um subsídio que é proposto pela federação, que num projeto de um milhão e meio de euros, com há 700 mil euros a fundo perdido. O restante terá de ser através de investimento autárquico ou de associação. Nós, não temos essa capacidade financeira, a não ser com a colaboração de uma determinada autarquia, ou com as CIM’s, a CIM Terras de Trás-os-Montes (Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes) ou a CIM DOURO (Comunidade Intermunicipal do Douro). Por isso, vamos reunir uma série de informação, para sensibilizar as pessoas, para a importância da construção desta infraestrutura, não só para nós enquanto instituição, mas também para a região. E vamos realizar uma série de trâmites para conseguir implementar a academia.”

Também tem outras pretensões, como o futsal feminino ser uma realidade, com competições, como antes acontecia antes da pandemia Covid-19, assim como o futebol de praia, em Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Freixo de Espada à Cinta e aumentar o número de atletas inscritos, quando são 2500, no distrito, neste momento. Como preocupações, manifestou o número cada vez menor de equipas nas competições distritais e a falta de árbitros. Outro aspeto que salientou foi a possibilidade de transmissão de um jogo do campeonato distrital de futebol e do Campeonato I Divisão de Futsal, a cada fim de semana.

Para o centenário em 2023 serão organizados diversos eventos comemorativos. Um dos projetos é o lançamento de um livro relativo à história da associação. A candidatura única é para o quadriénio de 2025 a 2029, tem na lista como presidente da Mesa da Assembleia, Francisco Braz, e Fernando Lhano como presidente do Conselho de Arbitragem. As eleições vão decorrer na próxima sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE