Brevemente a autarquia de Macedo de Cavaleiros vai dar início ao programa CLDS 5G

O Município de Macedo de Macedo de Cavaleiros, brevemente, vai dar início ao projeto CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 5G). Possivelmente no próximo mês de abril.

O CLDS 5G tem como objetivos reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza, destinado a grupos mais frágeis, e ainda combater a exclusão social, particularmente a infantil.

A informação foi confirmada pela vereadora da área social, Susana Viana, do município de Macedo de Cavaleiros. Este projeto vai durar quatros anos e vai-se centrar em quatros eixos de intervenção:

“Nós acreditamos que durante o mês de abril, o projeto possa ser iniciado, mas ainda não temos uma data definida. Este projeto vai durar quatro anos, com duração de 48 meses. Vai trabalhar quatro eixos de intervenção como, o emprego, as crianças, a terceira idade e a comunidade com alguma vulnerabilidade”.

Em Macedo de Cavaleiros, a equipa será constituída por 4 elementos:

“Vão ser quatro elementos. Irá ter um coordenador, um economista para trabalhar no eixo 1 e educadores sociais para os restantes eixos”.

O projeto CLDS é financiado pelo programa PESSOAS 2030 (Programa da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão). As despesas elegíveis são comparticipadas em 85% pelo FSE+, sendo a contribuição pública nacional de 15% assegurada pelo Orçamento de Estado ou pelo orçamento da própria entidade.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE