Morangos de São Pedro Velho: Há mais produção e qualidade está garantida

A Feira do Vinho e Morangos decorre este fim de semana, em São Pedro Velho, no concelho de Mirandela.

Os morangos considerados por muitos como os “mais doces de Portugal” voltam a ser estrelas em São Pedro Velho, nos dias 10 e 11 de maio. Este ano, a produção aumentou e está garantida.

“A produção de morango este ano continua com a mesma qualidade dos anos transatos. Este ano temos mais produção, mais pés de morango plantados e aumentamos a produção a nível dos produtores locais. São considerados os mais doces devido ao microclima que se faz sentir aqui em São Pedro Velho e devido às características de solo. E então tudo junto faz com que o morango de São Pedro Velho seja o mais doce de Portugal”, explica a esidente da Junta de Freguesia de São Pedro Velho, Fernanda Guerra.

Os produtores de morango desta aldeia, vendem anualmente, muitas toneladas, pelo país e não só. Apesar do clima dos últimos dias, Manuel Andrade, mostra-se satisfeito com a colheita deste ano.


“A produção do morango está com boa perspetiva. Temos estado a apanhar diariamente, estamos com boa produção e boa qualidade. O tempo está arrefecer bastante, o que significa que o morango amadura mais. Fica mais fresco, depois já acaba por parar as maturações. Por um lado é bom, porque o morango cresce mais, fica mais bonito, a conservação da planta também é melhor, o morango também fica com uma conservação melhor e dura mais algum tempo”, aponta o produtor desta aldeia.

A Feira do Morango é já uma referência, a nível local e nacional, mas há cada vez menos produtores deste fruto. Segundo a presidente desta localidade, é preciso incentiva-los.

“Temos um casal novo, que começou há pouco tempo, os restantes são três e já têm alguma idade, o que é uma pena, porque efetivamente o morango tem muito escoamento e não é um produto que fica em casa, estamos a tentar incentivar mais pessoas a dedicar-se ao morango, mas para já ainda só temos quatro produtores, e eles têm vindo a decair de ano pra ano”, sublinha Fernanda Guerra.

A programação arranca sábado de manhã, às 09h30, com o famoso passeio pedestre “à procura do morango”, num terreno cedido por um dos produtores da freguesia. A caminhada espera a participação de cerca de 150 pessoas, como habitualmente.

“As pessoas são brindadas com algumas provas de vinho, porque não podemos esquecer que a feira não é só de morango, é a feira do vinho e do morango. Vamos começar numa adega de vinho, que nos vai oferecer uma prova de vinho a todos os pedestres. Depois iremos ter o passeio típico e que acaba à procura do morango, em que as pessoas apanham o morango e levam para casa para consumo.



A abertura oficial da Feira do Vinho e Morangos acontece às 15h30 de sábado. Veja o cartaz completo.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Foto: JF São Pedro Velho