Terminou esta sexta-feira, em Bragança um périplo de sessões de conto a crianças intitulada “Contos de Boca a Orelha” que foi promovido pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes e decorreu em oito bibliotecas da Rede Intermunicipal das Bibliotecas de Trás-os-Montes.
Esta quinta-feira passou por Macedo de Cavaleiros, na biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral, com três sessões para crianças da Educação Pré-escolar da rede privada do concelho.
A narradora Cristina Taquelim conta como foi a experiência em Trás-os-Montes:
“É engraçado, tenho trabalhado com crianças muito pequeninas, do primeiro ciclo e com seniores muito velhotes que são ainda bem autónomos. Em que de alguma forma reforça esta ideia de que a palavra não tem idade. E muitas vezes o que acontece com estas histórias, estes contos de boca em orelha, é como se fossem pedras sobre os lagos, que acordam a memória. Muitas vezes o trabalho com os seniores, obviamente não terá a ver com a formação de leitores, muitos deles nunca aprenderam a ler na vida, mas há uma dimensão de estimulação cognitiva, de de memória do idoso e do seu saber, da sua experiência e dos textos que ele tem dentro, que também são recuperados nesta atividade.”
Já em Macedo, a narradora conta como foi a experiência:
“Aqui em Macedo, os meninos, os mais pequeninos, eram muito pequeninos. Por isso, fizemos uma sessão de 30 minutos dentro deste reportório brincado, com gesto, com cantoria e ritmos. Porque de facto é aquilo que nos interessa nestas primeiras idades. Trabalhei só com pré-escolar. Nestas idades, o objetivo é ir construindo junto da criança a experiência da oralidade, porque através da oralidade a criança adquire vocabulário, e percebe que é uma representação da fala,. Ou seja, que aquilo que a gente escuta tem uma representação que pode ser visual ou pode ser gráfica. Há todo um conjunto de aprendizagens que uma criança de 3 anos faz sobre o que é ler e escrever”.
A primeira sessão começou em Vimioso, Mogadouro, Mirando do Douro, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
A narradora Cristina Taquelim é mediadora de leitura e contadora de histórias. Licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais. Trabalha a narração oral, o património oral, através da do coletivo cultural Chão Nosso Crl.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE


