Aliança Democrática vence em Macedo de Cavaleiros. PS só ficou em primeiro em quatro freguesias

A Aliança Democrática (AD), a coligação entre o PSD e o CDS-PP, cantou vitória no concelho de Macedo de Cavaleiros, com 3.912 votos. Só ficou em segundo lugar na freguesia dos Cortiços.

A AD venceu as legislativas em 25 freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros, representando no geral 45,85% da votação. A AD conseguiu desta forma eleger Hernâni Dias e Nuno Gonçalves. Em segundo lugar encontra-se o Partido Socialista (PS), com 27,11% (2.313 votos). A terceira força política mais votada foi o Chega com 17,74% (1.514 votos).

O PS ficou em primeiro na freguesia dos Cortiços, Lombo, Talhinhas/Bagueixe e Morais. Ficou ainda empato com a AD na freguesia de Olmos (39,64%). Recorde-se que Rui Vilarinho, vice-presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, tinha renunciado funções, porque era candidato à Assembleia da República pelo PS, era o segundo da lista, mas não foi eleito. No distrito de Bragança, os socialistas conseguiram eleger apenas Júlia Rodrigues, presidente do Município de Mirandela, desde 2017.

O Chega conquistou o segundo lugar em quatro freguesias, são elas Ala e Vilarinho do Monte (20,07%), Lamas (16,55%) e Vale Benfeito (30,00%) a União das Freguesias de Castelãos e Vilar do Monte (24,09%). No entanto, voltou a não conseguir eleger nenhum deputado, à semelhança de 2024.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Notícia atualizada às 16h45