O Município de Macedo de Cavaleiros vai inaugurar, brevemente, o Centro Interpretativo dos Frescos.
Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros explica onde ficará localizado o Centro Interpretativo:
“Iremos também inaugurar o Centro Interpretativo da Rota dos Frescos, que será sediada junto do edifício sede do Geoparque Terras de Cavaleiros”.
Esta será uma rota de turismo religioso que abrange os municípios do Baixo Sabor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros, que é uma das portas de entrada:
“Nós temos vários edifícios religiosos, principalmente capelas, que na época medieval tinham frescos pintados por artistas, inclusive estrangeiros, que depois com os tempos foram sendo cobertas por revestimentos de cal, alguns até com cimento. Recentemente, foram postos a descoberto e que são de facto relíquias inimagináveis e que são dignas de ser visitadas. Neste momento, temos vários templos que têm esses elementos expositivos. Aqui em Macedo de Cavaleiros, vai haver um centro interpretativo com mapping, para os quatro territórios dos municípios do Baixo Sabor”.
A data de inauguração está apontada para o final de junho.
A rota vai ser constituída por 22 pontos de visita, onde os turistas e amantes desta arte poderão apreciar pinturas a fresco e murais em capelas e igrejas dos quatro concelhos.
O projeto “História a Fresco- Rota da Pintura Mural” custou cerca de um milhão de euros, 85% financiado pelo Norte 2020, e é um projeto cultural da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS).
Escrito por Rádio ONDA LIVRE

