Vai nascer mais um festival de música na região, em Vales da Vilariça, Alfândega da Fé

A aldeia de Vales da Vilariça, no concelho de Alfândega da Fé, vai ter o primeiro festival de música, intitulado Solstício de Verão, que vai acontecer no dia 21 de junho.

O festival vai contar mais de 30 artistas da região em palco, e que abrangerá diferentes estilos musicais, desde a tradicional, acústica e pop rock.

A ideia partiu da ACAV – Associação Cultural Ambiental e Patrimonial de Vales da Vilariça, uma associação criada em janeiro de 2024. A ideia é promover algo diferente na região garante Manuel Soares, o presidente da associação:

“A nossa região está muito, muito empobrecida. Um festival que existiu há umas décadas atrás,
e acabou por se manter por algum tempo, o Carviçais Rock, e que infelizmente, acabou por se extinguir. E nós queremos, com esta iniciativa, lançar uma lufada de ar fresco e até uma pedrada no charco.
Nós queremos animar a região, dar palco e oportunidade aos músicos da região. Este será o festival deles. Queremos iniciar uma nova época em termos de música no nordeste transmontano,mas a geografia vai mais para além, porque também queremos incluir o distrito de Vila Real.
Por isso, vamos ter um grupo de Vila Real, de concertinas. Não temos muitas ambições, este é o nosso primeiro festival, mas queremos também chegar à área metropolitana do Porto, onde há uma comunidade transmontana muito forte, designadamente em Gaia”.



E levanta o véu sobre as bandas que vão estar em palco:

“Vamos ter desde a música tradicional, com uma variante celta que engloba os gaiteiros e as concertinas, o fado, o fado canção, isto na primeira parte. Vamos ter também uma jovem cantora, a Beatriz Silva de Vila Flor, que tem um grande potencial e que nós estamos a acarinhar e a apoiar bastante. Seguindo-se o Dj Durval, com muita experiência”.



E ainda haverá rock para os amantes deste estilo:

“Depois temos uma segunda parte mais voltada para as camadas mais jovens, para quem gosta de música, enfim, mais de expressão rock, com muitas variantes, o pop rock, o folk rock, etc., em que vamos ter em palco três bandas. A principal são os Zíngarus, que são os melhores intérpretes de folk rock da região e se calhar de uma parte do país. É muito ousado dizer isto, mas é verdade.
Vamos ter outra banda que também tem uma expressão forte no pop rock, que é a Red House Band.

E ainda RIMA Russa, uma banda da área do Porto,que de russa nada tem nada, que é o acrónimo do nome deles, que é precisamente russa. Estas três bandas vão animar a segunda parte.
E depois novamente temos também uma intervenção do DJ no final”.

A noite vai terminar com os Zíngarus e em palco também vão estar os Rima Russa, e Red House Band.

O festival vai começar às 17h00 e decorre até 02h30.

A entrada vai custar 5 euros.

O festival é organizado pela ACAV – Associação Cultural Ambiental e Patrimonial de Vales da Vilariça, em parceira com o município de Alfândega da Fé, e a União de freguesias de Pombal e Vales.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas