Morreu na cadeia de Bragança, o idoso que matou vizinho em Areias, concelho de Carrazeda de Ansiães, no verão passado.
João Baçalo, de 77 anos estava em prisão preventiva, acusado pelo Ministério Público de, em agosto de 2024, ter morto a tiro um vizinho de 37 anos e ferido com gravidade o irmão da vítima, de 27.
Morreu na passada sexta-feira, na sala de refeições do estabelecimento prisional de Bragança, onde aguardava julgamento. Ao que conseguimos apurar junto de fonte hospitalar, a morte terá estado associada a uma obstrução da via aérea (engasgamento), enquanto fazia uma refeição. No entanto, só a autópsia poderá confirmá-lo.
Uma equipa do INEM ainda foi acionada para o estabelecimento prisional, mas não foi possível reverter a situação e o óbito acabou por ser confirmado no local.
O corpo foi transportado para a delegação do Instituto de Medicina Legal, no hospital de Bragança, onde foi sujeito à realização de uma autópsia. O funeral realiza-se esta quarta-feira em Areias.
O idoso estava em prisão preventiva desde agosto de 2024 e já era conhecido, desde fevereiro deste ano, o despacho de acusação do Ministério Público que pendia sobre o arguido. Contudo, ainda não havia data para o início do julgamento.
Estava acusado de dois crimes de homicídio qualificado agravado, um deles consumado, cometidos a 4 de agosto de 2024. Segundo o Ministério Público de Vila Flor, autor da acusação, as duas vítimas envolveram-se numa discussão com o filho do agressor, devido a uma propriedade. O idoso surgiu em defesa do filho, e fez um disparo na direção de André Moreira, de 37 anos. Atingido no abdómen, acabou por morrer. O irmão, Flávio Moreira, de 27 anos, foi o segundo atingido, mas sobreviveu.
Segundo o despacho, ficou provado que o arguido tinha em casa uma arma de fogo transformada – uma caçadeira – com a qual consumou os dois crimes.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

