Os Caretos de Podence foram ao outro lado do mundo, ao Japão. Uma comitiva com cerca de uma dezena de caretos, representaram Portugal na Expo 2025 Osaka, a convite da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
“Foi uma experiência muito gratificante porque as pessoas de facto sentem-se atraídas pela exibição dos caretos e ao mesmo tempo podemos constatar que esta animação que os caretos levam a extraportas é de facto uma marca e é uma marca que serve muitas vezes ao próprio turismo nacional e também neste caso aos agentes económicos porque no fundo é o que se trata”, contou Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros que fez parte da comitiva.
Esta comitiva foi recebida pelo embaixador Gilberto Jerónimo em Tóquio. O autarca destaca que este momento faz parte da estratégia de internacionalização do “entrudo mais genuíno de Portugal”.
“Foi muito bom também nós podermos ser recebidos na embaixada de Portugal em Tóquio, onde tivemos o grato privilégio de deixar na parte da receção da própria embaixada vários elementos característicos dos caretos que fazem no fundo a receção a quem corre à embaixada para tratar de vários assuntos e que identificam ali um elemento nacional que é representativo”, explica o autarca.
Benjamim Rodrigues acrescenta que a participação no Pavilhão de Portugal foi marcante, uma vez que a partilha desta tradição não deixa ninguém indiferente.
“Sem dúvida que a experiência em si, na própria exposição, foi marcante. Porque há afluência de pessoas que estavam interessadas em presenciar e mesmo em participar, porque elas participavam. É para nós de facto um orgulho, porque as pessoas identificam Portugal como um país amigo, um país que partilhou alguma identidade também com o próprio Japão, nomeadamente na língua, em que temos várias palavras que são comuns. Notava-se que havia ali uma interatividade e um intrusamento muito grande. As pessoas vivenciavam com os caretos, as danças, os saltos, as fotos… Foi de facto um momento único, estamos a falar de milhares de pessoas, não estamos a falar de dezenas, centenas, são milhares de pessoas, estão ali a interagir com os caretos e são imagens que percorrem o mundo”, reforça.
Os caretos de Podence são Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2019.



Escrito por Rádio ONDA LIVRE

