Morais, no concelho de Macedo de Cavaleiros, vai ter consultas médicas na Junta de Freguesia, a partir de 7 de junho. As consultas vão ficar a cargo do médico Telmo Coelho, que tem origens nesta aldeia.
A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Morais, no âmbito do projeto “Freguesia em Movimento – Médico para todos”, para colmatar as falhas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“É uma mais valia para a população, como a nível nacional temos problemas com médicos, porque as pessoas estão à espera aos dois e três meses para ter uma consulta, nós achamos por bem aproveitar, como o médico também é da terra, ele está a ajudar nesse sentido. Vamos ter esse serviço para os utentes. Para os reformados vai ser completamente gratuito e as pessoas que não são reformadas pagam um valor simbólico de 5 euros. O resto é suportado pela Junta de Freguesia”, esclarece o presidente da junta de freguesia, Ramiro Valadar.
O objetivo será auxiliar, principalmente, as pessoas mais idosas. O consultório médico vai ser instalado na sede da Junta, que já possui equipamento, de quando recebiam um médico na aldeia.
“Sabemos a dificuldade que têm em marcar uma consulta no Centro de Saúde. Então achamos por bem, como tínhamos esta possibilidade, falamos com o doutor Telmo, onde é que ele se mostrou entusiasmado em colaborar neste projeto, e vamos deixar evoluir para ver onde chega”, explica.
A periodicidade das consultas ainda não está definida, mas brevemente será calendarizada. As consultas serão dadas pelo médico interno Telmo Coelho, que tem origens em Morais, e trabalha em Vila Real e no Porto.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE