Feira da Cereja decorre este fim de semana em Bornes. “Há boa produção e qualidade”

A freguesia de Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recebe este fim de semana a VIII Feira da Cereja, com cerca de 25 expositores.

Apesar das condições meteorológicas, que afetaram o fruto, e que teve como consequência quebras de produção, o presidente da Junta de Freguesia de Bornes, afirma que a qualidade está garantida.

“A cereja aqui na Serra é diferente de outro lado, temos sempre mais humidade, a cereja está mais bem conservada, também temos melhor calibre. Este ano, o tempo não ajudou muito, mas mesmo assim há boa produção. Não há é se calhar tanta quantidade como no ano passado, mas ao nível da qualidade é a melhor”, destaca Júlio Quintela.



Além da cereja que será a rainha da festa, juntam-se outros produtos endógenos e ainda o artesanato. Ano após ano, o presidente desta freguesia aponta que o certame tem superado as expetativas e está em constante evolução.


“Cada vez tem tido mais sucesso e cada vez está a aumentar mais, primeiro tivemos entre 10 a12 expositores, no ano passado subiram para 16 e este ano já são cerca de 25 a 26. Quer dizer que as pessoas têm vindo e têm gostado.”


A abertura oficial da feira da cereja de Bornes acontece às 15h00 de sábado. No domingo destaque ainda para a caminhada interpretada no trilho da cereja que já conta com 40 inscritos. No último dia do certame, 1 de junho, decorre a inauguração da Rotunda e Largo de Santa Luzia, um investimento de 22 mil euros e 250 mil euros, respetivamente.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE