Governo alarga novamente prazo para limpeza dos terrenos

O prazo para a limpeza dos terrenos foi alargado. Previa-se que terminasse amanhã, mas as pessoas vão ter mais 15 dias para fazer a gestão de combustível. O Governo fez ontem um despacho a dar conta deste prolongamento.

Esta alteração deve-se às condições meteorológicas no início do mês de maio, explica o major do comando territorial da GNR de Bragança, Hernâni Martins.

O prazo já tinha sido prorrogado no final de abril até ao final de maio, mas voltou a ser alargado. Bragança é o segundo distrito do país com mais terrenos por limpar, mais de mil e 100 propriedades foram sinalizadas pela GNR.

A GNR vai revisitar os locais sinalizados a partir de 15 de junho e verificar se foi feita a limpeza. Para os incumpridores, as coimas podem ir dos 140 aos 50 mil euros.

A gestão de combustível deve ser feita numa faixa de 100 metros à volta de um aglomerado populacional e numa faixa de 50 metros de uma habitação que esteja isolada.

Este ano foram assim identificados 1162 locais no distrito, um aumento significativo em relação ao ano passado, com apenas cerca de 270 propriedades sinalizadas. Em todo o país, foram feitas 10 417 sinalizações.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Brigantia)