No domingo celebrou-se o Dia Mundial da Criança e por isso, o Parque da Cidade, em Macedo de Cavaleiros, coloriu-se com as dezenas de diversões. Um dia recheado vivido de sorrisos, corridas e muita brincadeira, entre os mais pequenos:
“Foi um dia muito divertido. O que mais gostei de fazer foi de andar nos carros, de pintar a cara e de saltar no trampolim. Já tenho a cara pintada com um unicórnio”, contou Ana Filipa de 10 anos.
“Para mim ser criança é se feliz”, disse Matilde de 10 anos.
“Porque brincamos e estamos sempre com os nossos pais”, contou a Sofia de 7 anos.
“Se tivesse de ensinar algo ao adultos, ensinava que deveriam amar sempre as crianças”, afirmou Maria Alice, também de 7 anos.
Entre balões coloridos, algodão doce, pinturas faciais e jogos espalhados pelo relvado, as crianças tomaram conta do espaço.
Os pais aplaudem a iniciativa:
“É sempre bom, principalmente agora que o tempo ajudou, porque não está assim tanto calor quanto isso. Mas as nossas crianças também merecem um dia diferente, a pensar nelas, porque são o nosso futuro, destacou Sofia Sousa.
“É um dia muito importante, porque também leva-nos a lembrar o que era antigamente”, sustentou Luís Pires.
“Tem muitas atividade, está acolhedor e o tempo também ajudou”, declarou Cheila Cruz.
Sofia Sousa, mãe de um menino de dois anos anos, faz a comparação entre a sua infância e a do filho, e destaca a importância das atividades ao ar livre:
“A diferença que existe hoje penso que é o digital, acima de tudo. Eu vejo muito pelo meu filho, que só tem dois aninhos. E ele já quer mesmo mexer no telemóvel, mesmo que nós não o deixemos. Ele já quer mesmo pegar nos dispositivos. Vamos ver se ele se entusiasma aqui com as brincadeiras ao ar livre. Que é aquilo que nós queremos mesmo, é que ande na terra e que coma a terra se for preciso e que meta os pés na areia e na relva e tudo isso”.
A iniciativa partiu da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, para proporcionar, sobretudo um dia em família, explica a vereadora com o pelouro da educação, Sónia Salomé:
“Aproveitando que é domingo e, portanto, tentámos promover o encontro dos pequeninos para trazerem as famílias, os pais e os avós. Foi um pequeno programa a pensar nisso, para passar aqui uma tarde em família e entre amigos. Aliás, foi tudo pensado para o Parque Urbano por causa disso, desde as pinturas faciais, que eles adoram, aos insufláveis para pular e saltar e serem crianças que, efetivamente, é muito importante, assim como os karting.
Foi o Dia da Criança, no Parque da Cidade, onde diversão não faltou. O ponto alto da festa aconteceu às 16h00, com o espetáculo musical “A Festa dos Traquinas” do Canal Panda.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE

