Júlia Rodrigues renuncia ao mandato e Vítor Correia é o novo presidente da Câmara de Mirandela

Júlia Rodrigues toma posse, esta terça-feira, como deputada do Partido Socialista da Assembleia da República, na 17ª legislatura, depois de ter sido eleita pelo círculo eleitoral de Bragança, nas eleições de 18 de maio, a tal como aconteceu com Hernâni Dias e Nuno Gonçalves, pela Aliança Democrática.

Antes disso, Júlia Rodrigues pediu a renúncia do mandato de Presidente da Câmara de Mirandela, com efeitos a partir desta terça-feira, cargo que ocupava desde outubro de 2017.

Com esta renúncia, sobe a Presidente do Município Vítor Correia (número dois da lista vencedora nas autárquicas de 2021), cargo que estava a ser desempenhado por Orlando Pires, desde o dia 21 de maio, altura em que Júlia Rodrigues iniciou um período de férias, delegando funções no vice-presidente, conforme estipulado na Lei dos Órgãos dos Municípios. “O vice-presidente é o substituto legal do Presidente durante as suas ausências, incluindo férias”.

Dois dias antes (19 de maio), Júlia Rodrigues tinha reassumido as funções de presidente da Câmara depois de ter suspendido o mandato, entre os dias 7 de abril e 18 de maio, dado ter sido escolhida para cabeça de lista do Partido Socialista pelo Círculo eleitoral de Bragança nas Legislativas.

Durante os 42 dias que durou essa suspensão, Júlia Rodrigues tinha sido substituída por Vítor Correia no cargo de presidente da autarquia, pelo facto de, nestas situações a Lei estipula que assuma essas funções o número dois da Lista.

Ou seja, entre 7 de abril e 18 de maio, Vítor Correia assumiu as funções de Presidente da Câmara. Entre 19 e 20 de maio, foi Júlia Rodrigues que reassumiu as funções de Presidente. Entre 21 de maio e 2 de junho, o presidente foi Orlando Pires e a partir desta terça-feira (3 de junho), volta a ser Vítor Correia o presidente do Município, já escolhido para ser o candidato do PS nas autárquicas deste ano.

No entanto, diga-se que com esta alteração, terão agora de ser aprovadas, em reunião do executivo (a realizar ainda esta semana), as delegações de competências.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)