Taça de Portugal de Parapente foi adiada para 8 a 10 de agosto

A Taça de Portugal de Parapente que se iria realizar este fim de semana foi adiada para 8 a 10 de agosto.

Trata-se da terceira edição da competição, que vai ter lugar em Macedo de Cavaleiros, a partir da Serra de Bornes. Este adiamento é devido às previsões de instabilidade meteorológica, que se vão fazer sentir, como explica, Orlando Luís Neves, responsável pela logística da Bô Ar Bornes:

“Por causa das condições meteorológicas. Nós portanto, agora para o fim de semana vamos ter muita instabilidade meteorológica e pela previsão atual, em nenhum dia dos marcados para as provas, daria para voar, para fazer o que nos chamaríamos de uma manga.
São situações que já estão previstas no regulamento e adiamos para uma data mais à frente”.

A escolha das datas está relacionada com as boas previsões de voo que se fazer sentir no mês de agosto:

“Tipicamente, durante o mês de agosto, a Serra de Bornes oferece muitos bons dias de voo, ou seja, dias com boas condições meteorológicas para voar durante o mês de agosto. Agora, ainda estamos muito longe e não há previsões meteorológicas que sejam fiáveis, lidas para essa altura.
É uma data como outra qualquer, nós tínhamos que organizar uma nova data para o evento e foi assim decidido porque teria que ter pelo menos um mês de distância para a data anterior, isto pelas regras da FAE, da Federação Aeronáutica Internacional.
Contudo, no final de julho, quando faria o mês certo, está a acontecer o Campeonato Nacional de Parapente, no qual também nós vamos participar enquanto pilotos”.

Esta decisão, vai influenciar o número de 60 inscritos, que já estavam na prova, consequentemente, como adianta, Orlando Luís Neves:

“E tipicamente o número de inscritos confirmados vai descer. É normal, não é? As pessoas tinham tudo programado e as suas vidas planeadas para este fim de semana e vai haver muita gente, ou pelo, menos algumas pessoas que não vão conseguir comparecer na nova data. Mas nós ainda não temos esses números em concreto, nós só lançamos o aviso de adiamento ontem (terça-feira) e agora está a decorrer todo um processo de cancelamento de inscrições para quem pretende cancelar ou eventualmente para quem se pretende inscrever. E neste momento ainda não temos nenhuma informação válida que eu possa evidenciar, não sei em termos de percentagem se houve muitas pessoas a cancelarem a sua inscrição ou não.
Mas tipicamente sim, há sempre uma percentagem de cancelamentos”.

O festival vai contar para a Taça de Portugal de Parapente, que vai ser a única no país, este ano, e que é uma Prova de Cross Country de Parapente, organizada de acordo com as regras da FAI – Federação Aeronáutica Internacional, categoria 2.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas