Banda Filarmónica do Brinço completa 121 anos amanhã

A Banda Filarmónica do Brinço, comemora amanhã 121 anos e para celebrar esta efeméride preparou um programa especial, com um conjunto de atividades, tal como explicou Duarte Silva, presidente da Associação Filarmónica Recreativa e Cultural do Brinço:

“Para comemorar esta data vamos ter um programa mais caseiro. Este ano foi assim decidido. Vai começar às 14h30, com uma missa, que vai ser cantada pela banda filarmónica do Brinço, e pelo Coro da Cruz Vermelha da Delegação de Mirandela, que fez o favor de aceitar o nosso convite.

Depois, seguir-se-á uma procissão pelas ruas da aldeia, do Brinço. A partir das 17h00, vamos ter a chegada dos Bombos de Ala, que fizeram o favor de querer participar. Vai terminar com um concerto da banda, de uma hora.

Uma banda que tem percorrido muitas aldeias e sedes de concelho em muitas festividades, na região, desde o concelho de Macedo de Cavaleiros até Valpaços, Chaves e no Minho, principalmente.

A banda tem uma escola destinada a novos alunos, que funciona aos sábados, a partir das três da tarde.

Por isso, uma das necessidades é ter uma nova sede, confessou Duarte Silva, que há cerca de 15 anos se encontra na direção da banda, e há 42 que é músico na mesma orquestra:

“Os problemas que mais nos deparamos são as instalações, que estão a torna-se pequenas para aquilo que nós queremos, e sobretudo para as pessoas que nós temos. Embora, também haja falta de ingresso de novos músicos. Mas considero que tem corrido bem. Este ano, tivemos o ingresso para o primeiro ano de 13 elementos. Com uma turma bastante boa. Por isso, a falta de gente é outro problema e é importante. Nós condições, claro que temos poucas. Mas temos um grande professor, que é nosso maestro, Pedro Afonso, e temos grande professores que estão a fazer um grande trabalho com os mais novos”.

A banda filarmónica do Brinço foi fundada em 1904, é dirigida pelo maestro Pedro Afonso e conta com 60 músicos.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas

Também pode ouvir a enjtrevista completa de Rui Costa a Duarte Silva: