Mirandela, vai acolher, no próximo domingo, aquela que será a primeira descida do rio Tua em Botes, denominada de FUZIREMO, uma iniciativa promovida pela Delegação de Fuzileiros de Trás-os-Montes com o apoio do Município de Mirandela. Esta experiência será aberta à sociedade civil.
“A nossa ideia é dar a conhecer esse desporto, ou essa atividade que é desenvolvida pelos fuzileiros, e é envolver também a sociedade civil para vivenciar e ter uma experiência diferente, e penso que é uma experiência única e que as pessoas vão gostar”, acredita o presidente da direção da delegação de Fuzileiros de Trás-os-Montes.
João Marta revela que a prova terá o apoio da Marinha Portuguesa e a presença de fuzileiros que estão no ativo. Vão estar disponíveis 15 botes com capacidade para seis pessoas por embarcação:
“São embarcações rápidas, normalmente utilizadas em desembarques, mas que também servem para utilizar o remo, que é o caso que vamos fazer aqui, em Mirandela, e este tipo de embarcações, normalmente é utilizada a projeção de forças do meio aquático para a parte terrestre”, acrescenta.
Inicialmente, estava previsto que a descida de botes tivesse início na Praia Fluvial de Vale de Juncal e a chegada à Praia Fluvial “Arquiteto Albino Mendo”, na zona verde do Parque “Doutor José Gama”, mas não há condições de navegabilidade, “porque não tinha profundidade suficiente para utilizar os botes com o motor”, explica João Marta.
Pelo que foi decidido realizar a prova apenas no espelho de água envolvente à cidade de Mirandela.
“É também uma oportunidade de as pessoas poderem observar, se não participarem, pelo menos observar, e acho que vai ser interessante”, conta.
O Presidente da delegação de Fuzileiros de Trás-os-Montes sublinha que este tipo de iniciativas também serve para reforçar os valores dos fuzileiros e transmiti-los para a sociedade:
“Costuma-se dizer que fuzileiros uma vez, fuzileiros para sempre e esta união mantém-se numa estruturae num plano um pouco diferente, mas a unidade está lá, e os valores que nós transmitimos, como a humildade, a solidariedade, mas também a resiliência, nunca desistir e nunca deixar ninguém para trás, esse é o grande objetivo, e com isso dar algum contributo de valores também para a sociedade”, diz.
A primeira descida do rio Tua em botes acontece no próximo domingo. O ponto de encontro é às nove e meia da manhã, no Parque Dr. José Gama e as inscrições limitadas podem ser feitas, por mail, através do endereço eletrónico: dfztom@gmail.com.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

