“Não é fácil” arranjar vigilantes para as praias do Azibo, em Macedo de Cavaleiros

Ainda assim, no Azibo, em Macedo de Cavaleiros, há oito nadadores salvadores.

Nos últimos dias o calor convidou centenas de pessoas a rumar às praias da Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

A época balnear já abriu e, por isso, já é seguro fazer ali praia, uma vez que a vigilância está assegurada.

Segundo o presidente da câmara de Macedo, Benjamim Rodrigues, arranjar vigilantes é uma tarefa um pouco complicada no Interior do país:

“Não é fácil, reconheço que não é fácil. Tenho tido a perceção que nos concelhos vizinhos têm tido grandes dificuldades, porque cheguei a ter colegas a pedirem para nós facilitarmos e ceder um ou outro contratado. Agora, nós temos conseguido assegurar os vigilantes, com algum esforço, mas sim”.

A época balnear, dada a procura, abre, normalmente, por esta altura, no Azibo.

“Habitualmente abrimos sempre nesta altura, portanto é no fim de semana que andará pela metade do mês. Este ano foi a 16 de junho, sempre nessa altura”.

As temperaturas elevadas não trazem apenas retorno a Macedo, com a visita de centenas de banhistas. Praticamente todos os concelhos do distrito têm estado, nos últimos dias, em risco máximo ou muito elevado de incêndio rural, e também é preciso focar o trabalho nesta matéria. O presidente garante que também o município tem tentado minimizar o perigo.

“Tem sido feito um trabalho com as freguesias, os chamados condomínios da aldeia, para uma gestão de material inflamável e também para a sensibilização da existência das margens de segurança necessárias, portanto, fazendo a limpeza dessas margens e trabalhando muito proximamente com os presidentes das juntas de freguesia”.

Hoje, praticamente todo o distrito está em risco muito elevado de incêndio rural.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Brigantia)