Alunos do 3º ano do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros foram top-models por um dia

Os 160 alunos do 3º e 4º ano do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), deram a conhecer esta quarta-feira os trabalhos finais, que este ano, se subjugaram ao tema Moda – Passado e Presente.

A Escola Básica de Macedo foi pequena para receber os pais e os encarregados de educação que não perderam a oportunidade de ver o trabalho final, que foi um desfile de moda, com trajes antigos, mas também com peças feitas de materiais reciclados, como cartão, embalagens de café, cápsulas, entre muitos outros materiais reutilizáveis. Também foram expostos os trabalhos do 4º ano de escolaridade.

Falamos com os mais pequenos para perceber, como foi encarnar o papel de top models neste desfile:

“Fiz o meu fato. Demorei uma tarde. Gostei muito de participar nesta atividade. O objetivo deste desfile é para nos divertirmos e sabermos que de muitos materiais, dá para fazer alguma coisa, mesmo que seja lixo. É importante a reciclagem, contou Beatriz Silva de 9 anos, do 3º ano de escolaridade.

“Gostei muito. O meu vestido era com umas cortinas e eu fiz um top e uma saia de materiais reciclados. Demorei algum tempo a fazer estas peças. E bom muito bom participar neste desfile com os meus colegas”, destacou Ana Miguel de 8 anos, também do 3º ano.”

“Senti-me uma verdadeira top model. O tema era a reciclagem e eu já costumo fazer às vezes”, disse Alice Fernandes.

A professora Elisabete Choupina, explicou em que consistiu a atividade:

“Esta iniciativa consistiu nos meninos que desfilaram com trajes modernos e também mais antigos. E no final eles criaram uma criação própria, que foi realizada com a colaboração dos encarregados de educação. Sem eles, isto não seria possível. E por isso, fica aqui o meu agradecimento a todos os encarregados de educação, que se dedicaram, que perderam horas a trabalhar, e a fazer o melhor, para que tudo corresse na perfeição.”

Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros também veio assistir ao desfile e garante que ficou “encantado”, sobretudo pelo envolvimento da comunidade:

“Encantado como sempre. Os professores e os pais envolvem-se, assim como os mais pequenos que dão um cariz de pequenos adultos, que fizeram aqui um desfile de moda da cheio de criatividade. A universidade Sénior fez aqui também a sua atuação, com momentos fantásticos, com música popular, atrativa para todos. Foi um momento de animação único. E para as centenas de pessoas que aqui estavam, de facto só posso agradecer. Não só eles que são as estrelas. São todos é também a comunidade. Só ganhamos todos, só conseguimos se toda a comunidade estiver a trabalhar de forma harmoniosa e em sintonia. Foi isso que aconteceu. Portanto, estou encantado.”

Esclareça-se que DAC é uma área de trabalho interdisciplinar com o objetivo de promover a autonomia e flexibilidade curricular, visando o desenvolvimento de competências nos alunos.

Hoje é a vez dos alunos do 1º ano mostrarem os seus trabalhos no âmbito do DAC, cujo tema será Passado versus Presente, Profissões, jogos e brincadeiras”, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, pelas 14h30.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas