Feira de São Pedro em Macedo de Cavaleiros começa amanhã, uma das maiores feiras da região transmontana

A Feira de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, vai começar amanhã e vai terminar no dia 6 de julho, de forma a comemorar 40 anos, um número redondo que marca uma das maiores feiras da região transmontana, e que já é também referência no norte de Portugal.

Vão ser 9 dias de festa e de feira empresarial, por isso, há várias novidades nesta edição, quer na mudança na estrutura do recinto, na aposta de novas tecnologias com atração para as camadas mais jovens, com o espaço gaming, mas sem nunca perder a sua essência vocacionada para o sector agrícola, como destacou Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros:

“Portanto é um número redondo e merecia uma feira distinta e como algo que nos pode distinguir, nós quisemos mudar um pouco o figurino da feira com novas valências e onde essencialmente, possamos ter espaços para jovens, espaços tecnológicos inovadores para novas empresas e para oportunidades de investimento diferentes e depois uma preocupação muito grande como Aquasummit.”

Integrado no programa da feira vai decorrer o Aqua Summit, um seminário que vai procurar refletir sobre a problemática deste recurso tão essencial à vida, como acrescentou o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros:

“E depois, uma preocupação muito grande com o Aqua Summit, que é para apelar à consciencialização das pessoas, sobre um bem que é fundamental, que é a água, e como fazer a gestão dessa água. E como fazer também a poupança inteligente dessa água.
Portanto, teremos três dias de Summit, com convidados de todo o país e com as empresas tecnológicas envolvidas.”

As expetativas para a feira são as melhores, confessa Benjamim Rodrigues:

“As expetativas são as melhores, por isso fizemos uma aposta, porque estamos a comemorar os 40 anos da Feira de São Pedro.”

A escolha do cartaz musical ficou a cargo da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que organizou a Feira de São Pedro em colaboração com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros (ACISMC). O presidente, Paulo Moreira, também admite que as expectativas são as melhores, com um grande grande cartaz musical que é um chamariz para atrair negócios para a região:

“As expectativas são boas, nós temos tido muitos contactos de pessoas de fora para virem visitar o nosso concelho. Considero que o cartaz também favorece, porque mais uma vez é o reconhecimento e demonstração de que quando investimos num bom cartaz, automaticamente a própria feira enriquece.
Todas as pessoas se mostraram interessadas em participar porque veem aqui potencial de negócio e é esta a mensagem que nós passamos, que é realmente uma feira bem organizada, bem pensada, com vários artistas, de estilos diferentes também. É uma garantia que nós tentamos ter para estes dias e agrupar mais uma vez aqui o dia do Agricultor nas Festas de São Pedro e na feira.”


Este ano, também há a novidade de estender as festividades a toda a cidade, com a festa dos Dj’s a acontecer na Praça dos Segadores, como acrescentou, o presidente da associação comercial:

“E ao mesmo tempo também levar a festa para a cidade, em que temos a continuação na Praça dos Segadores, onde todas as noites haverá uma festa prolongada. E uma festa que envolve o tecido empresarial mais uma vez e que remete esta ligação entre o recinto, a feira empresarial, para o espaço mais aberto, com mais público e aí que toda a gente pode preencher todas as ruas de Macedo e poder tirar partido do bom que temos no nosso concelho e na nossa cidade”.

Também integrada na feira e de forma a envolver a cidade, a Associação Comercial organizou a primeira edição das Montras de São Pedro, alusiva ao padroeiro da cidade e aos santos pululares, que consiste em embelezar as montras, num concurso que não tem carácter financeiro:

“É um concurso que não tem um caráter financeiro, é um concurso que promove essencialmente aqui a iniciativa que a associação pretende, que é a dinamizar o comércio.
Nem sempre é necessário atribuir prémios para que as pessoas possam fazer aqui uma montra, é mais um estímulo, até porque em termos financeiros nós não temos recursos para atribuição de prémios monetários. E haverá certamente galardões de participação aos envolvidos merecedores de todo o trabalho que os comerciantes fizeram em torno desta iniciativa, que é sempre de louvar.”

Outra já iniciativa que vai decorrer será a II Gala do Empresário, de modo a homenagear os comerciantes que fizeram parte nos 40 anos de feira, como adianta também Paulo Moreira:

“A Gala do Empresário será um momento a que representa o tecido empresarial do nosso concelho. Não é uma gala para sócios, é para empresários. E também para pessoas que participaram ao longo destes anos, na Feira de São Pedro, e não só, que também contribuíram ao longo de toda esta história que a cidade tem no âmbito comercial e empresarial.
E acho que foi feita em tempos uma gala no auditório da Associação Comercial e achamos por bem agrupá-la nos 40 anos, também para dar aqui esta forma de reconhecimento a quem trabalhou, participou e esteve sempre presente, com o mérito de ter os negócios no nosso concelho.”

Paralelamente, vai haver mercado de produtos endógenos e tradicionais, assim como artesanato, que este ano, vão ocupar os corredores das tílias, com a participação de cerca de 100 expositores e ainda com exibição de maquinaria agrícola e de automóveis.

Na animação musical, a brasileira Daniela Mercury será a primeira artista, atua no sábado, domingo, The Legendary Tigerman, segunda-feira, Emanuel, terça-feira Calema, quarta-feira, “o agrupamento icónico Gipsy Kings”, Diego Miranda, na sexta, e sábado, termina com Wet Bed Gang.

No dia 3 de julho, quinta feira, é o dia da Rádio ONDA LIVRE, com Rebeca, Cláudia Nayara, Manuel Campos, Safira e Filipe Sequeira.

Os preços da bilheteira vão variar de 8 a 3 euros.

A Feira de São Pedro decorre de 28 de junho a 6 de julho. A primeira edição aconteceu em 1983 e a sua origem reflete uma antiga feira que decorria por esta altura que era a Feira dos Segadores.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas