Continua o aviso laranja para os distritos de Bragança e de Vila Real

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua com o aviso laranja para os distritos de Bragança e Vila Real, por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, que poderão chegar hoje aos 39 graus. Hoje com indicação também de trovoadas, e aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e com rajadas de vento forte.

A temperatura máxima para Macedo de Cavaleiros é de 39º, mas Mirandela poderá chegar aos 41º.

Já no que toca a incêndios rurais, apenas um concelho do distrito está sinalizado com risco muito elevado que é Vinhais. Os restantes 11 concelhos do distrito de Bragança, estão indicados com risco máximo, o mais elevado da escala.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. 

A Direção-Geral da Saúde alertou que as situações de calor extremo têm riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia DR: António Teixeira