Já neste fim de semana, de 11 a 13 de julho, está de regresso a 10º edição da Feira do Queijo e do Mel, que este ano vai decorrer na aldeia do Navalho, e que vai acontecer ao mesmo tempo, com a romaria em Honra de Santa Bárbara, no concelho de Mirandela.
O certame este ano, vai contar com a participação de 20 expositores, em que o queijo e o mel vão fazer as delícias dos visitantes, mas que para além da mostra contará também com uma programação cheia. A organização está a cargo da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira. O seu presidente, que está em fim de mandato atesta que gostaria de ter mais expositores mas não tem espaço para mais:
“Vamos ter 20 expositores, porque infelizmente o espaço não dá para mais, embora nós tenhamos expositores que até da Serra da Estrela nos querem vir visitar e expor os produtos. Vamos ver se conseguimos arranjar espaço para eles, de qualquer maneira só vamos ter 20 porque não temos espaço para mais.”
Durante estes três dias, as expectativas de receber muitos visitantes são sempre altas, acrescenta o presidente da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira:
“As expectativas são sempre grandes, porque de ano para ano a feira é muito mais divulgada. Temos também a sorte de termos a Rádio Onda Livre, que tem feito essa divulgação e que tem sido uma parceira importantíssima da Feira do Queijo e do Mel. E, portanto, de ano para ano, cada vez mais temos pessoas a visitar-nos.”
Numa aldeia que ainda tem muita expressão na criação de gado, com cerca de 1000 cabeças, duas queijarias e ainda 20 apicultores, a criação deste certame era imperiosa, termina Arménio Vaz:
“A Feira do Queijo e do Mel começou porque realmente, como já disse, somos a única união de freguesias do concelho de Mirandela que tem duas queijarias. E somos também a união de freguesias com vários apicultores com bastante expressão e muita dimensão.
E, portanto, juntámos o útil ao agradável, o queijo e o mel. O queijo combina muito bem com o mel. Uma fatia de queijo com o mel fica delicioso.
Já o queijo do Navalho, eu sou suspeito porque sou o proprietário da queijaria Vaz. E, portanto, sou suspeito de falar bem do queijo.
Mas toda a gente gaba o queijo, porque realmente é muito conhecido a nível nacional e muito apreciado. E, por isso, nós temos os dois ingredientes, para fazermos sempre, todos os anos, uma feira espetacular.”
O certame conta com uma programação cheia de atividades paralelas, como animação musical, o jogo tradicional do prego, entre passeios de tratores e a sua bênção, provas dos reis da festa, e ainda passeio de jipes e concentração motard a cargo do Moto Clube de Mirandela. A abertura da feira vai decorrer sábado, pelas 14h00, com a participação da Rádio ONDA LIVRE.
Na sexta-feira, sobe ao palco Chama Musical e no sábado Irmãos Vitó.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas


