Começa hoje a Expo Vila, em Vila Flor, um verdadeiro espaço de valorização da economia local e da cultura regional

Começa hoje a quarta edição da Expo Vila, em Vila Flor. Um certame que vai durar quatro dias, até a 13 de julho, e que vai decorrer no Parque Municipal de Feiras e Exposições. A edição 4.0 será mais um “espaço de valorização da economia local e da cultura regional, com especial enfoque nos produtores locais, artesãos, associações e comércio tradicional”. E o maior prova disso está na adesão do número de expositores, 200 espaços que esgotaram, como destacou Pedro Lima, presidente da câmara:

“E, portanto, penso que todos os ingredientes estão reunidos para termos uma Expo Vila 4.0, ainda melhor do que a anterior e que realmente traz orgulho a Vila Flor, a todos os vilaflorenses que se revêem neste certame, que é uma montra daquilo que Vila Flor realmente é, com muita dignidade.
E penso que também já temos muita fidelização, principalmente por parte dos concelhos vizinhos, que já não prescindem de visitar Vila Flor, durante esses quatro dias, repletos de atividades e de animação e de cultura e de produtos que todos reconhecemos da região, que temos, sem dúvida, na região de Trás-os-Montes, os melhores produtos que se pode ter para degustar e transformar esses momentos de celebração ainda maiores.”

Já o número de visitantes continuará na tendência de crescimento, perspetiva o autarca:

“Em termos de entradas, estamos a crer, têm vindo sempre a crescer, portanto estamos a crer que através da promoção que foi feita e também do patamar que a Expo Vila atingiu e que hoje em dia já tem, tanto a nível distrital, como também a nível de concelhos vizinhos,
iremos com certeza aumentar o número de visitantes, sem dúvida, principalmente porque também há um interesse grande no cartaz, como mas atividades também.”

E a programação será repleta, com a promoção de saberes locais e a presença das forças vivas do concelho, como acrescenta Pedro Lima:

“Principalmente porque também há um interesse grande no cartaz. Há atividades também que são inovadoras e que são novidades. Temos um encontro de bombos que vai reunir mais de 30 grupos, portanto cerca de 700 pessoas que vêm à Expo Vila, para o expoente máximo da música popular. E temos também um curso de iniciação à prova de vinhos, que vai ter lugar durante os quatro dias do certame, entre muitas outras atividades durante o dia. E depois, claro, também há a festa, que também faz parte desta promoção do território.”



O valor de entrada poderá variar de 5 a 8 euros, por pessoa. Mas a pulseira geral fica a 20 euros, com um preço especial para famílias, em que dois adultos e duas crianças, têm bilhetes únicos com custos entre 15 e 20 euros.

Uma das novidades desta edição será a entrega de um voucher de 5€, que será distribuído na venda de bilhetes no dia 13 de julho, e que poderá ser utilizado no comércio local, promovendo assim a dinamização económica do território.

A abertura oficial da feira será realizada às cinco da tarde, como a presença do Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias.

Hoje sobe ao palco Cuca Roseta,amanhã Nininho Vaz Maia, no sábado, 12 de julho, atua Pedro Abrunhosa, e no domingo, o espetáculo está a cargo de Bárbara Tinoco.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas