Governo avança com uma medida de apoio direto aos viticultores do Douro

O Ministério da Agricultura e Mar vai avançar com uma medida de apoio direto aos viticultores do Douro que pode rondar “13 milhões de euros”.  

A medida conjuntural de crise “Uvas para vinho a destilar” é a primeira resposta ao grito de desespero que o setor tem lançado nos últimos meses, perante a perspetiva de nova redução do benefício e de ainda menor procura de uvas pelos produtores de vinho.  

Fonte do Ministério da Agricultura e Mar disse, ao Jornal de Notícias, que o projeto direcionado para o Douro prevê uma verba de “cerca de 13 milhões de euros” de “apoio direto aos viticultores”.  

Traduz-se numa compensação paga por quilograma de uva entregue para destilação. 

Segundo a mesma fonte, esta medida é uma “solução de emergência para retirar uvas do circuito comercial do vinho no Douro”.  

Visa “pagar aos viticultores para que as mesmas sejam transformadas em aguardente”.  

Vão ser abrangidos viticultores com “cinco hectares ou menos de vinha”, também “viticultores exclusivos (ou seja, que só produzem uvas, não vinificam) com mais de cinco hectares e ainda vitivinicultores (produtores que têm uvas e também fazem vinho)”. 

O apoio será pago por quilograma de uvas entregues para destilação. Há um “limite máximo”, que será uma “percentagem (ainda a definir) da média da produção de cada viticultor nos últimos cinco anos”. 

As candidaturas terão de ser apresentadas até 15 de setembro no IVDP. 

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)

One thought on “Governo avança com uma medida de apoio direto aos viticultores do Douro

  1. Vamos ver se não são os mesmos de sempre a beneficiar dessas ajudas aos viticultores, tais como as cooperativas, que recebem ajuda e não pagam, ficam com o dinheiro e pagam cada vez menos por as uvas que vinificam para fazer vinho de mesa e vender nas grandes superfícies.
    Muitos recebiam uvas que sabiam que não eram da região, porque nessa altura não havia excedente. Foi assim que se chegou a esta situação miserável.

Comments are closed.