O candidato à presidência da Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo, para as próximas eleições autárquicas, será Jorge Jordão Afecto, pelo PSD pelo movimento “Moncorvo com Futuro”, anunciou o partido, através de comunicado, na passada sexta-feira.
Jorge Jordão Afecto apresenta-se como candidato independente, integrado no projeto liderado por José Meneses.
“Aceitei este desafio com o mesmo espírito de responsabilidade com que tenho servido Torre de Moncorvo ao longo das últimas décadas. Acredito numa Assembleia Municipal exigente, próxima, participada e comprometida com o futuro do nosso concelho. Vejo no José Meneses o líder que Moncorvo precisa: com dinamismo, ação, visão, foco no social e capacidade para continuar a construir um território com oportunidades e qualidade de vida. Foram esses valores, e essa visão partilhada de desenvolvimento, que me levaram a aceitar este convite com total sentido de missão”, afirma Jorge Jordão Afecto.
O mesmo comunicado refere que é uma “figura respeitada no concelho e com uma carreira sólida na administração pública, Jorge Afecto é técnico superior de engenharia civil na Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, onde exerce funções desde 1995.” Para além disso, é Coordenador Municipal de Proteção Civil em janeiro de 2022.
É natural de Moçambique, chegou a Portugal em junho de 1974, fixando-se em Torre de Moncorvo ainda nesse mesmo ano.
É licenciado em Engenharia Civil pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, onde também completou Estudos Superiores Especializados em Engenharia Municipal. Possui ainda bacharelato pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Desde 2018, é Presidente da Mesa da Assembleia dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, além de ter desempenhado funções em várias associações culturais e desportivas do concelho, como o Clube de Caça e Pesca e o Grupo Desportivo de Torre de Moncorvo.