Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa vai acontecer em Vilarinho de Agrochão, amanhã, concelho de Macedo de Cavaleiros

Este sábado, vai decorrer o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, em Vilarinho de Agrochão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, no lugar “do jogo da bola”. Um verdadeiro dia de festa, para os produtores, criadores e amantes destes concursos. O evento vai começar às 8h00 com a receção e admissão de animais, em que há a previsão de receber quase 40 animais a concurso, com 8 secções.

Pelas 10h00 será a vez de começar a apreciação dos mesmos. Este é um dia muito apreciado pelos criadores e aficionados, e que junta sempre muita gente, como confirma, Luís Reis, produtor, e também presidente da Associação de Criadores de Gado e Agricultores (ACRIGA), que ajuda na organização do evento:

“É dos dias mais importantes e que os criadores gostam muito. Levam os seus animais a participar e demonstram a forma como os tratam durante todo o ano. E depois, os outros que não participam e que têm animais até de outras raças sem ser a mirandesa, vão sempre ver quem é que realmente tem os melhores animais no ano, em que estamos”.

E por isso as expectativas são as melhores:

“Desta zona, e da Junta de Freguesia de Vilarinho de Agrochão, fizeram questão de organizar o concurso, e que faziam da melhor forma que conseguiam. Esperamos por todos os criadores e todas as pessoas que vão lá para assistir ao concurso, e que seja um bom concurso.”



Outro momento que atrai cada vez mais aficionados é a Chega de Touros, com pelo menos três:

“Sim, tanto nos concursos como nas Chegas de Touros, há sempre pessoas que adoram ver, gostam dos animais, há muitas pessoas que vão ver que não têm animal nenhum e que vão ver porque gostam. Gostam de ver os animais, gostam de ver as diferenças dos animais de ano para o outro. Os animais novos que vão aparecer, há sempre curiosidade para isso. E por isso, pronto, vão e gostam e vêm amigos.”



Tal como no ano passado, Luís Reis, também produtor, com uma das maiores explorações do concelho, com 55 cabeças adultas, continua a reivindicar mais apoios financeiros municipais, isto porque refere que é o único concelho, no solar da raça mirandesa, que continua a não apoiar a 100 % a sanidade dos animais.

O júri vai ser constituído por três elementos da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa. A organização do evento está a cargo do Município de Macedo de Cavaleiros, com a colaboração da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Junta de Freguesia de Vilarinho de Agrochão e a ACRIGA.

Contará com um almoço convívio entre os criadores desta raça de bovinos. E a entrega de prémios vai decorrer pelas 14h30.

Os animais de raça mirandesa são produzidos em seis concelhos: Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Vimioso e Vinhais.