XII Encontro Equestre vai ter as duas bandas filarmónicas do concelho de Macedo de Cavaleiros, este fim de semana

Já neste fim de semana, pela décima segunda vez, vai-se realizar o Encontro Equestre, em Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que já costuma ser uma tradição e que cada vez mais atrai mais público ao centro de equitação.

A organização está a cargo da escola de equitação Planeta Equestre, e o seu proprietário, Paulo Ribeiro, conta as novidades deste ano, ou seja, a banda sonora do espetáculo de sábado à noite, é ao vivo, abrilhantado pelas duas bandas filarmónicas do concelho de Macedo de Cavaleiros, a 25 de março e a do Brinço e ainda um passeio equestre ao Cercado do Corço, como confirma:

“Duas novidades deste ano são: o espetáculo noturno de sábado, que vai ser abrilhantado com o concerto das bandas em simultâneo. O espetáculo vai decorrer com o som projetado pelas bandas e coreografado com os cavalos. Normalmente era sempre feito com música digamos gravada. E a outra situação vai ser, um passeio de cavalos exterior na serra, ao cercado do Corço. E em simultâneo vai decorrer também uma caminhada”.

No espetáculo vão participar 50 conjuntos, refere Paulo Ribeiro, que já é um marco que traz muitas pessoas de fora:

“Nós também vamos ter várias escolas que vão estar a ser representadas no contexto das provas que vão ocorrer. E faz com que venha gente externamente.
As expectativas são as melhores, que tudo ocorra sempre pelo melhor. Se bem que nós sabemos que a gente está a lidar com animais e ficamos sempre um bocadinho apreensivos, pelo número de participantes que nós, neste momento, temos. Tudo aponta para uma média de 50 conjuntos (cavalo e cavaleiro). Nós estamos a pensar sensivelmente dentro desse número, que já é um número bastante elevado, que nos leva a estar sempre um bocadinho apreensivos no sentido de que tudo corra bem.
Quer para os cavalos, quer para os cavaleiros, e ao ocorrer bem para essas espécies de seres, automaticamente as pessoas que nos assistem, acabam por ficar presenteadas por isso.”


A caminhada na Rota do Corço, conta já com 90 participantes, e 40 cavalos (conjuntos) no passeio equestre, como destaca Luís Lino, da Associação Grijó Mais Jovem, uma parceira da organização do percurso:

“A sinalização do percurso já está toda feita. Há o miradouro dentro do cercado que é aberto a toda a gente. Mesmo independentemente de não quererem visitar o cercado e o corço, podem sempre ir a esse miradouro. E podem ver os corços pelo cercado.
Depois temos também um passeio a cavalo pela Serra de Bornes. Que depois, a meio do percurso, vai ter um piquenique. E as pessoas podem também usufruir um pouco da natureza. E é aberto a toda a gente que tenha um cavalo e queira ir visitar e passar um dia diferente.”

O encontro vai ter provas de perícia equestre, provas de obstáculos, benção dos cavalos, cavaleiros, missa, cavalhadas, torneio de malha,, torneio de malha e entrega de prémios.

Sábado, vai haver também uma atuação musical de Diego Dias.

O encontro é organizado pela Escola de Equitação Planeta Equestre, apoiado pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Junta de Freguesia de Grijó, pela Associação Grijó Mais Jovem, Comissão de Festas da Aldeia, Centro Social Paroquial Santa Maria Madalena, Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do monte, e Associação dos Amigos de Grijó.

Foto: Munícipio de Macedo de Cavaleiros