O Governo decidiu prolongar, até sexta-feira, a situação de alerta em todo o território continental, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, visto que poderá haver um agravamento do risco de incêndios rurais.
A decisão do Governo parte dos Ministros Defesa Nacional, das Infraestruturas e Habitação, da Administração Interna, da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia, da Cultura, Juventude e Desporto, e da Agricultura e Mar, para se prorrogar a declaração da situação de alerta, em todo o território do Continente, até às 23h59 do dia 15 de agosto.
“Esta decisão resulta das previsões de condições meteorológicas adversas até ao final de sexta- feira, o que, nas atuais circunstâncias, implica um risco muito elevado de propagação de incêndios rurais. Acresce que a vigência da situação de alerta, e as respetivas proibições, tem efetivamente contribuído para uma redução relativa das ignições”, refere o comunicado do ministério da Administração Interna.
No âmbito da prorrogação da situação de alerta está proibido o acesso e circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
Estão também proibidas queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.
Foto: Alexandra Marta/Meteo Trás os Montes

