Seis mortos em incêndio em lar de idosos de Mirandela

Seis idosos do lar Bom Samaritano (Hospitel) da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela morreram, esta madrugada, vítimas de um incêndio que deflagrou num dos quartos daquele equipamento, confirmou o Provedor daquela IPSS, Adérito Gomes.

Há ainda “cinco feridos graves e 20 ligeiros transportados para os hospitais de Mirandela e Bragança, devido a inalação de fumo e algumas queimaduras”, revela o comandante dos bombeiros voluntários de Mirandela, Luís Soares.

Supostamente, a origem deste incêndio poderá ter estado num curto-circuito num colchão anti-escaras.

Três das vítimas mortais estavam no quarto onde deflagrou o incêndio, terão morrido carbonizadas e as restantes três vítimas terão perdido a vida por inalação de fumo que se estendeu ao restante edifício.

Cerca de 60 utentes do lar estão a ser evacuados para outros lares da Santa Casa da Misericórdia, distribuídos pela cidade e por São Pedro Velho .

O município de Mirandela disponibilizou o pavilhão do Inatel “para instalar um centro de apoio psicológico para os familiares dos utentes do lar”, adianta o presidente da autarquia, Vítor Correia.

No local, estiveram dezenas de operacionais dos bombeiros de Mirandela, Vinhais e Valpaços, com o apoio de mais de uma dezena de ambulâncias, a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Macedo de Cavaleiros e de Bragança e a ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) do INEM.

A PSP esta a tomar conta da ocorrência.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)