Seis idosos do lar Bom Samaritano (Hospitel) da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela morreram, esta madrugada, vítimas de um incêndio que deflagrou num dos quartos daquele equipamento, confirmou o Provedor daquela IPSS, Adérito Gomes.
Há ainda “cinco feridos graves e 20 ligeiros transportados para os hospitais de Mirandela e Bragança, devido a inalação de fumo e algumas queimaduras”, revela o comandante dos bombeiros voluntários de Mirandela, Luís Soares.
Supostamente, a origem deste incêndio poderá ter estado num curto-circuito num colchão anti-escaras.
Três das vítimas mortais estavam no quarto onde deflagrou o incêndio, terão morrido carbonizadas e as restantes três vítimas terão perdido a vida por inalação de fumo que se estendeu ao restante edifício.
Cerca de 60 utentes do lar estão a ser evacuados para outros lares da Santa Casa da Misericórdia, distribuídos pela cidade e por São Pedro Velho .
O município de Mirandela disponibilizou o pavilhão do Inatel “para instalar um centro de apoio psicológico para os familiares dos utentes do lar”, adianta o presidente da autarquia, Vítor Correia.
No local, estiveram dezenas de operacionais dos bombeiros de Mirandela, Vinhais e Valpaços, com o apoio de mais de uma dezena de ambulâncias, a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Macedo de Cavaleiros e de Bragança e a ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) do INEM.
A PSP esta a tomar conta da ocorrência.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

