Há vários campistas que estão a passar férias no parque de campismo da Maravilha, em Mirandela, que estão a ponderar ir embora mais cedo e não regressar nos próximos anos, porque consideram que as condições que lhes são proporcionadas estão a piorar de ano para ano a todos os níveis.
Este ano, a situação ficou ainda pior, porque a Piscina tem estado encerrada. Primeiro devido à presença de uma bactéria que podia provocar infeções, detetada na análise laboratorial, fechou uma semana, e agora já vai para duas semanas que volta a estar fechada, alegadamente por problemas com o equipamento mecânico.
Carlos Morais, natural de Oeiras, já vem para o parque de campismo há mais de 25 anos com a família, mas diz estar “saturado” e pondera não voltar, porque considera que “não há condições mínimas”, principalmente, “deste que o Município decidiu retirar os bombeiros da gestão do parque e da piscina”.
Carlos Morais entende que, “em vez de evoluir, o Parque regrediu. Quem conheceu isto no tempo do Gama e quem conhece agora, pronto, não tem nada a ver. E desde que passou para a Câmara, ainda pior, estava melhor quando era com os bombeiros”, refere.
Este campista dá exemplos do que considera ser um autêntico “desleixo” por parte do Município e que o leva a concluir que os campistas são cada vez menos. “Antigamente era tudo relva, no tempo do senhor Manuel Garcia. As ruas eram varridas, a qualidade das casas de banho, a qualidade da piscina, que está fechada neste momento, que só usamos um dia porque têm surgido vários problemas, acho que o que está a acontecer é a tubagem que deve estar toda podre porque já há mais de 30 anos que aquilo não recebe obras em condições”, afirma.
Carlos Morais acrescenta que “se a gente for ao rio, a água está um bocado suja, então temos que nos deslocar para outras zonas, para Vila Flor, ou então para Miradeses ou para o Azibo para termos um bocado mais de qualidade, quando antigamente, tínhamos um rio mais ou menos em condições, é a questão agora da piscina que estão a enchê-la, estão a tentar, mas isto não é solução”, diz.
Olímpia acrescenta a falta de limpeza ao rol de queixas dos campistas. “Não se vêem funcionários. Ontem, tivemos de reclamar, porque isto sendo da Câmara, havia de ter funcionários, por menos, já não digo todos os dias, mas duas vezes por semana, ao menos, a limpar, a apanhar as folhas. Nós tivemos que por os campistas a varrer a rua, fazer montes e dizer-lhes para vir apanhar. Aliás, nós já chegamos a apanhar os nossos sacos de lixo e ir despejar”, conta.
Esta campista, fala ainda da falta de higiene básica no parque. “Com esta história da piscina, as casas de banho não são lavadas em condições, porque a senhora que é a segurança e acaba por lavar as casas, coitada, ela faz o que pode, mas se for ver, a parte dos duches e tudo, tudo sujo, aqueles azulejos, não são esfregados como deve ser, está tão preto, tão sujo, não tem higiene nenhuma para uma pessoa apanhar ali doenças”, afirma.
Recorde-se que o parque de campismo foi, durante muitos anos, gerido pelo Clube de Campismo e Caravanismo. Posteriormente, a gestão foi entregue aos bombeiros voluntários, mas, desde 2019, passou para a alçada do Município.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)


O parque não tem condições para sustentar pessoas lá dentro e o restaurante n consegue servir almoços e jantares devido á falta de pessoas que vêm para o parque , á bastante tempo que eu venho para o parque e nunca vi coisa assim antes avia consertos e tudo de bom agora não há nada
Subscrevo integralmente os testemunhos desses campistas. Frequentei esse parque durante vários anos, quando efetivamente era quase um oásis.
Deixei de vez o parque há 3 anos porque a degradação das condições eram mais que evidentes, lamentavelmente!…
Custa a perceber como é possível o Município deixar “morrer” uma infraestrutura de excelência que acolhia tanto visitante à cidade de Mirandela.
Talvez outros interesses se levantem??
Muitos anos foi o meu destino preferido mas já me deixei disso é o parque que conheço com menos higiene,os últimos anos que fui para aí já nem coragem tinha para entrar na casa de banho.
Ficou a memória do que não se soube cuidar
Quem explora os parques de campismo apenas se interessa pelo lucro e não para proporcionar condições mínimas para quem os frequenta e depois queixam-se de que não tem procura. Não é só o parque de Mirandela, há por aí outros que se encontram nas mesmas condições descritas pelos utentes desse parque. Há muito que deixei de alimentar estes chulos porque é disso que se trata.
Concordo em absoluto com os comentários, o desleixo é total, o executivo da Câmara não se preocupa minimamente com o assunto pois os forasteiros não votam, esquecem o mau nome que isso dá à cidade.
Uma das questões mais preocupantes deste parque e o facto de ser mal frequentado. Pessoas que vão acampar e fazem barulho até às tantas . Levam colunas de som gigantes e não deixam descansar ninguém. Uma vergonha!
O parque de Campismo de Lamas de Mouro se fosse bem cuidado seria o mais lindo da Europa, mas está entregue ao abandono e a falta de remodelação. Casas de banho degradadas.
Pena que o município tenha esta atitude, possivelmente acha que não deve ter campistas na cidade já que deve achar eles não trazem mais-valias a mesma. Querem um turismo de topo de hotel e também devem haver outros interesses imobiliários, à beira do rio …só pode
Frequento o parque à mais de 25 anos, temos que ser honestos, a degradação começou assim que o Clube local deixou de gerir este espaço. Eram pessoas que sabiam os requesitos fundamentais como explorar um Parque de Campismo! A parte pessoal de alguns responsáveis não nos dizia respeito. Nao faltava pessoal quer de limpesa quer de segurança etc. O Parque sempre limpo, orientado por 3 pessoas Brea, Garcia e Olema em conjunto dos demais excelentes proficionais. A Câmara de Mirandela, aumentou significativamente os preços aos avençados, retirou o mais elementar num Parque de Campismo Segurança, Limpesa e tranquilidade!
Um Segurança para todo o Parque!
Não tem saída de emergência, possivel saída a Norte com porta soldada!
Casas de banho com problemas frequentes de saneamento. Faz abertura a 1 de Maio encerrado, desde Outubro de 2024, é ou não um total desrespeito aos Campistas fazer uma abertura com o Parque todo sujo, torneiras quebradas, casas de banho inoperacionais, lâmpadas fundidas, passados 30 dias ainda não estava tudo concluído, faz algum sentido! Sinceramente sinto pena de ver um espaço que era muito agradável. Os Bombeiros foi outro erro! Meus caros Campistas se houvesse uma fiscalização à utilização dos meios utilizados por essa instituição eram corridos e responsabilizados!
E. Almeida
Eu ja vou para este parque há mais de 17 anos e nunca pensei que chegasse a este ponto e triste ver a degradação que esta desde que ficou ao encargo da câmara municipal esta uma lástima estive ai 4 dias este ano e vim embora desiludida com aquilo que me deparei a degradação total e uma falta de respeito pelos campista que ja vão para ai há anos so espero que tenham atenção e que seja possível terem consideração com os campistas e que tomem as devidas condições para que nos possamos voltar ao nosso parque que e para muitos a nossa segunda casa