Fogo do concelho de Mirandela já chegou aos concelhos vizinhos de Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros

O fogo começou ontem em Valverde da Gestosa, no concelho de Mirandela, alastrou-se esta tarde aos dois concelhos vizinhos de Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros.

A forte intensidade do vento que se fez sentir, fez com que, depois desta manhã, o incêndio do concelho de Mirandela que tinha uma frente ativa, no Cachão, se estendesse ao IP2, passasse o troço e chegou à Trindade e à aldeia de Vilares da Vilariça, já no concelho de Alfândega da Fé, e ainda à aldeia de Burga, já no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Vilares da Vilariça, José Reis, a situação esteve complicada:

“O ponto da situação agora está mais a ficar um bocadinho mais calmo. Confinamos algumas pessoas da aldeia na igreja, as mais idosas. Mas foi assustador. E vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos. Evacuamos 3 a 4 pessoas, que estavam à beira da aldeia. Vamos aguardar mais um bocadinho.”

Entretanto, a Rádio ONDA LIVRE sabe que o incêndio já se propagou ao concelho de Macedo de Cavaleiros, próximo da Burga.

Desta forma, o IP2 entre Trindade e Bornes, Macedo de Cavaleiros, está fechado. A estrada nacional 102, que liga Macedo de Cavaleiros à Junqueira, assim como a Estrada Municipal 315 estão igualmente cortadas.

Mais de 253 operacionais apoiados por 79 veículos e ainda três meios aéreo combatem as chamas.

Fotografia: Meteo-Trás-os Montes