Continua ativo um incêndio em Mirandela, que deflagrou pouco antes das quatro da tarde de ontem em Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa e que rapidamente se propagou às localidades vizinhas de Frechas chegando, ao início da noite, a localidade de Freixeda, às portas da cidade de Mirandela.
O fogo progrediu em área de mato, Sobral e eucaliptal, destruiu também área agrícola, chegou a ameaçar algumas habitações e armazéns agrícolas, envolvendo no seu combate já mais de 100 operacionais auxiliados por populares, 4 dezenas de viaturas e 3 meios aéreos.
Várias estradas chegaram a ser cortadas ao início da noite; como a Nacional 213, em Frechas ou a municipal 578 que liga São Salvador a Trindade.
O comandante sub- regional das Terras de Trás-os-Montes da Proteção Civil, João Noel Afonso contou que ainda há uma frente ativa:
“Durante a noite envolveu-se muito trabalho. Neste momento, tem uma frente ativa, que está a arder lentamente, nas encostas do rio Tua, na zona do Cachão e que estamos agora a intervencionar.”
Também no distrito de Bragança, o incêndio que teve origem em Poiares, Freixo de Espada a Cinta, ao início da tarde da passada sexta-feira foi debelado durante a noite:
“Está resolvido, resolveu-se completamente durante a noite (Carviçais). Resta Mós, que está a ser trabalhado com meios aéreos e terrestres também. E a percetiva é que possa também ser totalmente dominado”.
Cerca de quatro centenas de bombeiros continuam o combate apoiadas por perto de 150 viaturas numa área que já se estendeu aos concelhos vizinhos de Mogadouro e Torre de Moncorvo.
De resto foi ontem comunicado pelo governo o prolongamento da situação de alerta devido aos incêndios, até ao final do dia de terça-feira. O Anuncio aconteceu antes do habitual briefing da proteção civil comunicação social deste domingo. Maria Lúcia Amaral, Ministra da Administração Interna prolonga, pela quarta vez desde 2 de Agosto, a situação de alerta para todo o território continental, recordando as proibições do uso do fogo em espaço rural, queimas e queimadas, pirotecnia, entre outros.
A persistência de temperaturas elevadas, baixo nível de humidade e vento por vezes moderado tem potenciado violentos incêndios um pouco por todo o interior norte e centro do país nas últimas semanas.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente e Onda Livre)

