Vai ser construído, em Vila Flor, um Parque de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais. A estrutura será criada na Base de Apoio Logístico da Proteção Civil da vila.
Neste parque serão recriados cenários realistas, permitindo que os socorristas testem e aperfeiçoem, em segurança, técnicas e táticas de resposta rápida e eficaz, como sendo a extinção do fogo e o resgate em ambientes de risco de colapso estrutural.
O presidente da câmara, Pedro Lima, esclarece que o equipamento poderá servir os bombeiros de qualquer ponto do país:
“É um equipamento que não existe aqui na nossa região e que é muito necessário, que é para dotar os nossos bombeiros também desse tipo de formação. Portanto, o objectivo é conjugar um equipamento que é uma base de apoio logístico, que tem todas as condições para formação em sala e também para receber e alojar até cerca de 30 pessoas em permanência, com todas as comodidades a nível de alimentação e alojamento. Portanto, é para servir não só o concelho de Vila-Flor, mas também todos os conselhos limítrofes, se calhar até concelhos fora mesmo do nosso distrito.”
O parque vai dar a possibilidade de treinar situações em zonas urbanas, como ruas, prédios e vias e também em áreas com produtos perigosos, como fábricas, instalações químicas ou depósitos de materiais inflamáveis.
A estrutura custa mais de 280 mil euros, sendo 85% do valor financiado pelo Norte 2030. O autarca tem perspetiva que se invista ainda na Base de Apoio Logístico da Proteção Civil:
“Temos ali a perspetiva de, no futuro, investir na expansão da nossa formação aqui em Vila Flor para os bombeiros, porque temos terrenos adjacentes à base de apoio logístico que iremos, a seu tempo, negociar, para também disponibilizar uma ampla área de treino, tendo todas as valências possíveis nesta base de apoio logístico em Vila Flor, que servirá, com certeza, não só os nossos propósitos, bem como os concelhos ao nosso redor e, se calhar, até bastante distantes alguns deles.”
A câmara tem apostado na ajuda aos bombeiros, sendo que, segundo Pedro Lima, recentemente o município financiou um curso de busca e salvamento em meio aquático.
“Iria dizer que temos uma vertente que não está neste candidatura. Mas que já está em funcionamento, que tem a ver com busca e salvamento em meio aquático. A câmara Municipal de Vila Flor financiou este curso, com expensas próprias. A aquisição de um barco e à devida formação, de operacionais. Portanto, temos também, essa valência nos Bombeiros Voluntários de Vila Flor.”
O concurso público para a criação do Parque de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais foi lançado no fim da semana passada.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Brigantia)
Imagem: Município de Vila Flor

