Seis alunos do concelho de Macedo de Cavaleiros conseguiram entrar na universidade com médias excecionais, quatro deles em Medicina, uma aluna em Matemática Aplicada e Computação, e ainda outra em Gestão, com média 19,13.
A Rádio ONDA LIVRE falou com dois deles, Maria Beatriz Borges e João Cavaleiro que vão ser colegas, uma vez que conseguiram entrar em Medicina, no Instituto de Ciências e Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, e são já duas das 155 vagas disponíveis para este ano.
A nova aluna de Medicina conta que conseguir, passa por um sentimento de missão cumprida, quando entrou em Medicina na primeira opção:
“É um sentimento de missão cumprida, estes anos foram de muita luta, portanto é sempre muito bom chegar ao fim e poder dizer que consegui alcançar aquilo que sempre sonhei.”
Já João Cavaleiro, que também entrou na primeira opção, destaca o quanto é gratificante:
“Acho que é gratificante e entusiasmante, porque estamos finalmente, a chegar ao fim deste percurso e ao início de outra jornada.”
E o mais interessante é que vão ser colegas, como acrescenta Maria Beatriz Borges, que considera que vai ser muito bom:
“Claro que vai ser bom, no meio de tanta gente, ter pessoas conhecidas é sempre muito bom.”
E explica que não é “marrona”:
“Nunca passei essa imagem, muito pelo contrário. Sempre fui uma pessoa que se diverte, que aproveita, mas também sabe as suas responsabilidades, põe a matéria em dia, trabalha muito, decida-se e acho que no fundo, isso é o mais importante.”
Também João, conta qual é o segredo:
“Parte estudo, estar atento nas aulas, principalmente. Colocar a matéria em dia, e fazer o que os professores mandavam fazer. De resto, estar relaxado e ciente do que sei e do que consigo atingir.”
O curso é de 6 anos. As provas de ingresso para este curso eram de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática.
Fica aqui o testemunho de dois alunos do concelho de Macedo que entraram em Medicina.
Quanto ao futuro não sabem qual é a área de Medicina que querem seguir, mas como diz o patrono da universidade para onde entraram “o médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe”. A frase pertence a Abel Salazar.
Os dois alunos estiveram presentes na Manhã Informativa com a locutora Carla Miranda.



MUITO BEM!!!! MAGNÍFICOS ALUNOS, QUE COM MUITO ESFORÇO, CONSEGUISTES PRESTIGIAR A NOSSA REGIÃO DE TRÁS OS MONTES, MAIS PROPRIAMENTE MACÊDO DE CAVALEIROS. BEM HAJAM PELO ESFORÇO DEMOSTRADO. UM GRANDE XI CORAÇÃO A TODOS VÓS, OBRIGADO TAMBEM A NOSSA RADIO ONDA LIVRE, POR ESTA INFORMAÇÃO E ESFORÇO DE SABEREM INFORMAR COMO NINGUEM. OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO.