Pedro Emes Nogueira realiza mais uma curta-metragem em Macedo de Cavaleiros

Pedro Emes Nogueira está a realizar uma curta-metragem em Macedo de Cavaleiros, que tem o nome de “Ritsari e Medo de Cavaleiras”.

Esta quarta-feira e quinta-feira já arrancaram os castings para escolha dos atores que vão ser os protagonistas deste filme do realizador macedense.

A narrativa vai abordar a emigração e imigração, da experiência dos novos habitantes de viverem em Macedo e baseado em testemunhos que quem vive na cidade:

“É para aparecer pessoas que eu não conheço e que me queiram falar do que é habitar em Macedo, do que é ser emigrante ou é migrante em Macedo, do que é ser um turista em Macedo, por exemplo. Eu quero saber histórias de Macedo e nós vamos abrir depois ainda audições.
Serão pessoas que passam no casting ou outras pessoas que já estão a ser convidadas pessoalmente para fazerem parte da audição.
Eu quero que elas falem sobre tudo isto, numa conversa muito informal, num espaço seguro, num espaço ético. As coisas podem ser gravadas se elas deixarem, mas também não precisam de ser.”

O filme é um documentário ficção e vai dar origem ao argumento de uma longa metragem. Para já vão ser filmadas as primeiras cenas entre os dias 1 e 4 de setembro:

“E a ideia é falar com elas sobre a história, o que era viver antes, o que é que é agora.
Há muitas histórias que eu vivi, na minha infância aqui, entretanto houve o PIAGET. A cidade estava cheia de jovens e agora já não temos jovens. Mas temos outro tipo de jovens que estão a habitar a cidade e que me orgulha muito isso, mas que algumas pessoas têm coisas contra.
E eu também quero ouvir o contra, o a favor, o mais ou menos. As opiniões de todos. A ideia é nós ouvirmos, eu estou a dizer eu, mas somo nós, a equipa constituída pela Liliana Ferreira e pela Maria Leite. Vamos ouvir estas histórias e pretendemos fazer uma pesquisa para esta curta-metragem, que será rodada na próxima semana.
E esta pesquisa, esta curta-metragem também é uma pesquisa para a longa-metragem, que realizaremos se tudo correr bem.”

E explica a origem do nome do filme:

“O nome Ritsari, muita gente vai estranhar, mas há pessoas que vão achar familiar, porque Ritsari descobri que é cavaleiros em búlgaro.
Infelizmente Macedo também tem este lapso de não ter ninguém que traduza para a população romena, que já é bastante, que acho que já foi maior, mas que já tem um número considerável de população. E eu quis provocar mesmo a população romena e búlgara, com este nome Ritsari,
e o Medo das Cavaleiras, tem também outra compomente, um bocado cómica. Mas que também é um filme feito por mulheres, e por também falar do medo e da alegria, e de tudo o que se vive em Macedo.”

Do projeto também fazem parte Liliana Ferreira e a atriz, Maria Leite.

A produção é da responsabilidade da Cooperativa Bombada Collective – Cinema anda Audiovisual Production.

O resultado vai ser exibido daqui a um ano.

Pedro Emes Nogueira tem 36 anos, é realizador de cinema e produtor audiovisual. Já realizou as curtas “Ide em Paz” (2015), “Portraits”, “A pair of three” e vários documentários, vídeo-ensaios, e inúmeros trabalhos em diversas áreas.