Rui Paula, Vitor Adão, Luís Martins e Óscar Geadas, são algumas das estrelas convidadas a transformar o que de melhor tem a gastronomia transmontana em dois dias de festa. O Festival “Tenaz – Mirandela naponta dos dedos”, arranca esta sexta-feira
Sexta e sábado, a estação das artes de Mirandela transforma-se no sítio perfeito para degustar a gastronomia de autor, sem talheres. Apenas com a ponta dos dedos, claro, mas… já lá vamos. Para já, Margarida Duque, da organização, começa por explicar o conceito:
“É um conceito que tem a ver com o finger food, portanto, comer com as mãos. E quando nós estamos a comer com as mãos, fazemos este gesto que parece duas pinças com os dedos, portanto, parece uma tenaz. ”
E cá está, daí o nome do festival. Tudo isto acontece na recém renovada estação de caminhos de ferro de Mirandela, agora Estação das Artes, e em formato “sunset”, outra novidade por aqui. Promete juntar a música e cultura aos produtos locais minuciosamente transformados pela mão de alguns dos mais conceituados “chefs” nacionais. E são oito no total:
“Os chefs são o Rui Paula, que vai trabalhar a alheira de Mirandela, IGP. O Vítor Adão, com o cabrito transmontano DOP. O Euríco Castro, com o queijo de cabra transmontano DOP também. E a Liliana Duarte e o Álvaro Diniz Mendes, com o mel da terra quente, DOP, vegetariano e vegan.
No sábado, dia 30, temos então o Luís Martins, que vai trabalhar a batata de Trás-os-Montes, IGP. O Jorge Vaz, o borrego da raça churra badana. O Óscar Geadas, morangos de São Pedro Velho. E o Vítor Matos, com o queijo de Trás-os-Montes DOP.”
Mas o evento é muito mais que gastronómico, diz-nos Margarida Duque, no Tenaz juntam-se os sabores dos produtos endógenos a momentos de debate em formato “Talks”. São conversas relacionadas com o setor agroalimentar e a gastronomia como fator diferenciador para atrair turistas. Claro, a animação não pode faltar com atuações performativas, teatro, artes circenses, música ao vivo e DJ’s a encerrar cada um dos dois dias.
O evento é organizado pela Câmara Municipal e Associação Comercial de Mirandela, o festival gastronómico “Tenaz – Mirandela na ponta dos dedos”, acontece esta sexta e sábado, das 18h00 às 02h00, e tem entrada livre.
INFORMAÇÃO CIR (escrito por Rádio Terra Quente)