O ano 2025 fica marcado por uma campanha de boa qualidade de maçã em Carrazeda de Ansiães, embora a quantidade seja menor que o ano passado.
Duarte Borges, da Associação de Fruticultores e Viticultores do Planalto de Ansiães, destaca que depois de em 2022 e 2023 se terem registado elevadas perdas, sobretudo devido ao granizo, em 2024 e 2025 já deu para respirar outra vez:
“Foi uma campanha bastante complicada, apesar de no ano passado de 2024 ter sido um ano de uma melhor campanha, e bastante animadora para os agricultores. Nos anos anteriores tivemos graves problemas no concelho. Esta campanha ficou marcada por um período de uma primavera bastante chuvosa, que obrigou ou agricultores a fazer um grande número de tratamentos. E também uma grande dificuldade em controlar as doenças e proteger os frutos. Exigiu mais recursos e foi mais onerosa do que é normal. Temos uma produção mediana, com menos do que o ano passado, mas temos uma produção com bastante qualidade. ”
Para a boa qualidade da maçã, contribuiu o ano sem falta de água:
“Não houve falta de água. Tivemos bons vingamentos e tivemos um verão bastante quente, que foi um pouco agressivo para a fruta, mas de qualquer forma, em termos de qualidade foi uma boa campanha.
Já se iniciou a colheita na semana passada. A qualidade do fruto é excelente. A campanha é mediana em termos de quantidade, mas com uma qualidade excelente.”
A maçã voltou a ser rainha na feira que lhe foi dedicada no fim de semana, em Carrazeda de Ansiães.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)

